Medidas de atitudes no estudo das redes sociais: uma revisão sistemática de literatura
Resumo
Com a popularização das redes sociais, se faz necessário compreender que variáveis psicossociais impactam o uso desses ambientes virtuais. Desse modo, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura acerca de medidas de atitudes frente a redes sociais. Com base nas diretrizes PRISMA, foram considerados estudos em português, espanhol e inglês, publicados nos últimos seis anos nas bases de dados Scopus, Scielo e Pepsic. Os 17 estudos que compuseram a amostra final, foram subdivididos em quatro categorias, conforme o construto específico mensurado pelos instrumentos relatados: atitudes gerais frente a redes sociais, atitudes frente à propaganda em redes sociais, e atitudes frente ao uso educacional e no trabalho de redes sociais. Dentre as descobertas do estudo destaca-se: a variabilidade de medidas disponíveis na literatura internacional, contraposta à escassez de estudos no contexto brasileiro; e a necessidade de uma investigação mais detalhada acerca da validade e fidedignidade desses instrumentos.
Palavras-chave: Medidas de atitude; redes sociais; revisão de literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.