Adesão em pesquisa sobre uso de psicodélicos para tratamentos de transtornos mentais
Resumo
Trata-se de um relato de pesquisa realizada com trabalhadores de saúde mental, Estado de Rondônia, Brasil, com objetivo de mostrar os desafios e dificuldades encontrados durante o processo de recrutamento e coleta de dados de participantes para um estudo sobre as atitudes de gestores e profissionais acerca do uso de drogas psicodélicas na atenção à saúde mental. Durante o recrutamento e coleta de dados, foi criado um diário de campo. Foi realizada análise de conteúdo dos dados obtidos no processo. Os resultados foram discutidos através das seguintes unidades de contextos: obtenção de anuência institucional, recrutamento e adesão à pesquisa e coleta de dados e aplicação dos questionários. Em linhas gerais, constatou-se alguns desafios como: falta de acesso aos serviços, a alta rotatividade dos profissionais, a falta de conhecimento, resistência relacionada ao tema e pouco interesse dos trabalhadores da saúde mental em responder pesquisas com essa temática.
Palavras-chave: saúde mental; recrutamento; pesquisa científica, serviços de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
