Adesão em pesquisa sobre uso de psicodélicos para tratamentos de transtornos mentais

Autores

  • Cristiane Ferreira Silveira UNIR
  • Nádia Valéria Moreira Santos UNIR
  • Paulo Rogério Morais UNIR

Resumo

Trata-se de um relato de pesquisa realizada com trabalhadores de saúde mental, Estado de Rondônia, Brasil, com objetivo de mostrar os desafios e dificuldades encontrados durante o processo de recrutamento e coleta de dados de participantes para um estudo sobre as atitudes de gestores e profissionais acerca do uso de drogas psicodélicas na atenção à saúde mental. Durante o recrutamento e coleta de dados, foi criado um diário de campo. Foi realizada análise de conteúdo dos dados obtidos no processo. Os resultados foram discutidos através das seguintes unidades de contextos: obtenção de anuência institucional, recrutamento e adesão à pesquisa e coleta de dados e aplicação dos questionários. Em linhas gerais, constatou-se alguns desafios como: falta de acesso aos serviços, a alta rotatividade dos profissionais, a falta de conhecimento, resistência relacionada ao tema e pouco interesse dos trabalhadores da saúde mental em responder pesquisas com essa temática.  

Palavras-chave:  saúde mental; recrutamento; pesquisa científica, serviços de saúde.

Biografia do Autor

  • Cristiane Ferreira Silveira, UNIR

    Mestranda em Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia – Brasil.

  • Nádia Valéria Moreira Santos, UNIR

    Mestranda em Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia – Brasil.

  • Paulo Rogério Morais, UNIR

    Doutor em psiquiatria e psicologia médica, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia – Brasil.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Adesão em pesquisa sobre uso de psicodélicos para tratamentos de transtornos mentais. (2025). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 13(2), 09-27. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/49354