Jovens negros em medida socioeducativa durante a pandemia

um relato de experiência em Psicologia Social

Autores

Resumo

Este artigo detalha uma experiência de estágio em Psicologia Social no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em um município do interior de Rondônia, focando em intervenções psicossociais com jovens negros em Liberdade Assistida durante a pandemia de COVID-19. O trabalho evidencia os desafios surgidos com a transição para o atendimento remoto, revelando a complexidade de lidar com essas demandas nesse contexto. Além disso, o texto também destaca os limites e contradições dos serviços do CREAS na socioeducação desses jovens e aponta a necessidade de uma formação continuada para os profissionais devido à complexidade das demandas emergentes envolvendo questões raciais e de classe social. O relato proporciona uma discussão sobre o formato desse tipo de intervenção na prática e suas dificuldades em meio à pandemia, além de direcionar um olhar sobre as experiências de estágio na formação em Psicologia Social.

Biografia do Autor

  • Daylan Denes, Universidade Federal de Rondônia

    Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Bolsista CAPES (Pós-Graduação); Membra do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE); Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Unifacimed (2021).

  • Fábio Rodrigues Carvalho, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Mestrando em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Bolsista de pós-graduação - CAPES. Graduado em Psicologia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIMED (2021). 

  • Iago Brilhante Souza, UNIVERSIDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE VILHENA, UNINASSAU UNESC

    Graduado em Psicologia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIMED (2021). Pós Graduando em Residência Multiprofissional em Saúde no Programa de Atenção Básica e Saúde da Família pelo Programa de Pós-Graduação COREMU (2022 - Atual). 

Downloads

Publicado

2025-12-08

Edição

Seção

Relato de Experiência Profissional

Como Citar

Jovens negros em medida socioeducativa durante a pandemia: um relato de experiência em Psicologia Social. (2025). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 13(2), 60-76. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/49364