A questão da heteronormatividade na constituição das sexualidades de mulheres brasileiras
Resumo
Este estudo qualitativo objetivou analisar a questão da heteronormatividade na constituição das sexualidades de um grupo de mulheres brasileiras, investigando como elas percebem esta relação, além de compreender a influência do ideal de feminilidade em suas vivências. As informações foram levantadas por meio de entrevistas coletivas com dois grupos diferentes de mulheres, totalizando sete participantes. A análise permitiu estruturar três tópicos de discussão, a saber: a questão da heteronormatividade; sobre o (não) reconhecimento da violência; mulheres e a (des)educação sexual: atravessamentos familiares e culturais. Conclui-se que a heteronormatividade exerce influência considerável na constituição das sexualidades e vivências das mulheres entrevistadas, de modo a dificultar o autoconhecimento a respeito do próprio corpo e sexualidade, incrustando na subjetividade feminina um modo de viver engessado a partir de um padrão de base cristã.
Palavras-chave: heteronormatividade; sexualidade feminina; feminismo; gênero; educação sexual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
