Características de intervenções psicológicas para adolescentes com sobrepeso e obesidade

revisão integrativa

Autores

Resumo

O sobrepeso e obesidade na adolescência são condições multicausais que demandam tratamento multidisciplinar, destacando a mudança de comportamentos, foco da psicologia. Portanto, objetivou-se descrever as características das intervenções psicológicas para adolescentes com sobrepeso e obesidade, através de revisão integrativa da literatura. A busca foi conduzida nas bases de dados LILACS, SciELO, PePsic e PubMed. Após processo de triagem e seleção, foram incluídos 31 artigos na revisão. Notou-se predominância de estudos do hemisfério norte, mas o Brasil também se destacou. A maior parte das intervenções foi de base cognitivo-comportamental, inseridas em tratamentos multidisciplinares e variando quanto à modalidade. Os componentes mais frequentes foram a inclusão dos pais na intervenção e o uso de técnicas comportamentais, cognitivas e de mindfulness.

Palavras-chave: adolescente; sobrepeso; obesidade; intervenção psicológica; terapia cognitivo-comportamental.

Biografia do Autor

  • Eloha Flória Lima Santos, Universidade de São Paulo

    Psicóloga graduada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. Membro do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC). Especializada em Psicologia da Saúde no Contexto Hospitalar com ênfase em Psicologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP (HCFMRP-USP). Possui formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e é associada à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

  • Carmem Beatriz Neufeld, Universidade de São Paulo

    Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP da Universidade de São Paulo - USP. Livre docente pela FFCLRP-USP. Pós-doutora em Psicologia pela UFRJ, doutora e mestre em Psicologia pela PUC-RS e psicóloga graduada pela URCAMP. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental - LaPICC. Bolsista Produtividade do CNPq. Presidente da Federação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais (ALAPCCO) - Gestão 2019-2022/ 2022-2025. Representante do Brasil na Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) - Gestão 2023-2025. 

Downloads

Publicado

2026-08-21

Edição

Seção

Revisão Crítica de Literatura

Como Citar

Características de intervenções psicológicas para adolescentes com sobrepeso e obesidade: revisão integrativa. (2026). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 14(1), 316-334. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/55953