Diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline em adolescentes: uma revisão integrativa de literatura

Autores/as

  • Laura Lopes Pietsch Fonseca Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Vilma Valéria Dias Couto Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumen

Este estudo analisou as publicações científicas que tratam do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), visando compreender o diagnóstico na adolescência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que buscou artigos, publicados entre 2018 e 2023, nas bases de dados selecionadas. Foram analisados 14 artigos, a maioria de revisão, e os resultados discutidos em três eixos temáticos: (a) relevâncias e dificuldades no diagnóstico de TPB na adolescência; (b) condições clínicas da infância e adolescência de risco para TPB e (c) possibilidades de tratamentos para TPB na adolescência. Os resultados indicaram que os sintomas do TPB na adolescência podem ser distinguidos de modo confiável; é preciso melhor preparação dos profissionais para diagnóstico adequado e sem estigmatização e na prática clínica poucos adolescentes são avaliados para TPB. Há necessidade de mais pesquisas sobre a temática no Brasil e de estudos empíricos.

Publicado

2025-07-31

Número

Sección

Revisão Crítica de Literatura

Cómo citar

Diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline em adolescentes: uma revisão integrativa de literatura. (2025). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 13(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/51406