Diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline em adolescentes: uma revisão integrativa de literatura
Abstract
Este estudo analisou as publicações científicas que tratam do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), visando compreender o diagnóstico na adolescência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que buscou artigos, publicados entre 2018 e 2023, nas bases de dados selecionadas. Foram analisados 14 artigos, a maioria de revisão, e os resultados discutidos em três eixos temáticos: (a) relevâncias e dificuldades no diagnóstico de TPB na adolescência; (b) condições clínicas da infância e adolescência de risco para TPB e (c) possibilidades de tratamentos para TPB na adolescência. Os resultados indicaram que os sintomas do TPB na adolescência podem ser distinguidos de modo confiável; é preciso melhor preparação dos profissionais para diagnóstico adequado e sem estigmatização e na prática clínica poucos adolescentes são avaliados para TPB. Há necessidade de mais pesquisas sobre a temática no Brasil e de estudos empíricos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
