Violência Psicológica e Assédio Moral na Docência de Uma Instituição Pública de Ensino Superior da Amazônia

Autores

  • Henrique Moreira dos Santos Universidade Federal de Rondônia
  • Vanderléia Schlindwein Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender as evidências de violência psicológica e o assédio moral entre docentes de uma instituição pública de ensino superior da Amazônia. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e utilizou-se de entrevistas semiestruturadas que abordaram questões sobre: relações e ambiente de trabalho, situações de adoecimento, estratégias adotadas e formas de violência e assédio moral no trabalho. Participaram do estudo quatro servidores docentes com idades entre 38 e 53 anos, quanto ao gênero, três eram do sexo feminino e um do sexo masculino, tinham entre três a sete anos de vínculo com a universidade e dez a vinte anos de experiência com docência. Observou-se nas narrativas dos docentes que o desenvolvimento de suas atividades na universidade era permeado por momentos de sofrimento-prazer nas relações de trabalho, sendo que as diferenças de opiniões e posições passaram a acionar, entre seus pares, mecanismos de violência e assédio moral. Conclui-se que é necessário instituir políticas de enfrentamento às violências e assédios nas relações de trabalho de modo a promover um ambiente mais saudável.  

Biografia do Autor

  • Henrique Moreira dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

    Mestre em Psicologia. Psicólogo na Fundação Universidade Federal de Rondônia.

  • Vanderléia Schlindwein, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Professora associada III da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atuando na área de Psicologia do Trabalho na abordagem da Saúde Mental e Trabalho e Saúde do Trabalhador no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia – MAPSI desde 2009. É coordenadora do centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e Trabalho na Amazônia – CEPEST, certificado pelo CNPQ desde 2011. Atualmente atua como presidente da Comissão de Ética Setorial da UNIR. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2007, sob a orientação da Professora Dra. Jussara Rosa Mendes. Especialista em Saúde Mental e Trabalho (UFRGS). Graduação em Psicologia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Tenho desenvolvido nos últimos anos estudos científicos que dão visibilidade às formas de precarização, informalidade e perdas de direitos no cenário do contexto do trabalho-desemprego, como dos impactos à saúde mental entre diversas categorias profissionais da Amazônia, incluindo estudos atuais na Iniciação Científica - IC entre trabalhadores desempregados e migrantes da região amazônica.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Violência Psicológica e Assédio Moral na Docência de Uma Instituição Pública de Ensino Superior da Amazônia. (2025). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 13(2), 28-45. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/49260