Violência Psicológica e Assédio Moral na Docência de Uma Instituição Pública de Ensino Superior da Amazônia
Resumo
O estudo teve como objetivo compreender as evidências de violência psicológica e o assédio moral entre docentes de uma instituição pública de ensino superior da Amazônia. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e utilizou-se de entrevistas semiestruturadas que abordaram questões sobre: relações e ambiente de trabalho, situações de adoecimento, estratégias adotadas e formas de violência e assédio moral no trabalho. Participaram do estudo quatro servidores docentes com idades entre 38 e 53 anos, quanto ao gênero, três eram do sexo feminino e um do sexo masculino, tinham entre três a sete anos de vínculo com a universidade e dez a vinte anos de experiência com docência. Observou-se nas narrativas dos docentes que o desenvolvimento de suas atividades na universidade era permeado por momentos de sofrimento-prazer nas relações de trabalho, sendo que as diferenças de opiniões e posições passaram a acionar, entre seus pares, mecanismos de violência e assédio moral. Conclui-se que é necessário instituir políticas de enfrentamento às violências e assédios nas relações de trabalho de modo a promover um ambiente mais saudável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
