Cães de Deus e cães dos homens

imagens em narrativas e iconografias medievais

Autores

Palavras-chave:

literatura medieval, simbologia animal, imagens do cão, A demanda do Santo Graal, Lai de Melion, A dama pé-de-cabra

Resumo

Este artigo estuda as imagens do cão presentes em Lai de Melion, A dama pé-de-cabra e A demanda do Santo Graal, narrativas medievais dos séculos XII-XIII, XIV e XV, respectivamente. Justifica a comparação dessas fontes o fato de elas apresentarem, neste recorte temporal, singularidades de sentidos em relação à figura canina, espelhando desse modo, aspectos da visão da natureza que os medievais tinham relativamente ao tema. O repositório imagético e temático para esse estudo comparativo será buscado não só na literatura medieval dos livros bestiários, mas também de outras fontes em que as imagens do cão têm forte carga simbólica, como é o caso das vitae sanctorum. Em determinados momentos do estudo, um lançar de olhos para a contribuição da Antiguidade Clássica será considerado para a complementação da significação das simbologias. O estudo conta com o suporte teórico e crítico de Jacques Le Goff (1994, 2009), Hilário Franco Jr. (2003), Pedro Fonseca (2009), entre outros, procurando elaborar aspectos ideais do confronto entre o animal e o humano, ou melhor, de como os medievais viram e significaram as imagens desse arcano criação de Deus e companheiro dos homens. O estudo não ambiciona uma investigação exegética finalizada sobre o assunto, mas apenas uma contribuição ao feitio “arqueológico”, em que peças vão se encaixando para a leitura das imagens.

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Fonseca, P. C., & Fabrícia Conde da Silva, A. (2023). Cães de Deus e cães dos homens: imagens em narrativas e iconografias medievais. Nuntius Antiquus, 18(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/40049