Prudêncio e a autoproclamação de vate sagrado
em defesa do imperium sine fine contra o paganismo
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.57871Palabras clave:
Prudêncio, Vate, Imperium sine fineResumen
O trabalho investiga a maneira que Prudêncio se coloca como vate sagrado de um discurso político-religioso, analisando, de modo especial, como essa noção entremeia-se na tese prudentina de que o Império Romano cristianizado sob o regime do imperador Teodósio I é o poder prenunciado na Eneida ao se cantar a Roma e um império sem fim. Demonstrando como o poeta se utiliza da literatura pagã e cristã, a pesquisa se sustenta essencialmente a partir do conjunto poético do autor e da literatura crítica a respeito dele, a exemplo de Witke (1968), Wilken (1999), Pelttari (2019), Mastrangelo (2022), dentre outros.
Referencias
BASTOS, M. J. da M. Assim na terra como no Céu...: Paganismo, Cristianismo, Senhores e Camponeses na Alta Idade Média Ibérica (Séculos IV-VIII). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
CARPEAUX, O. M. História da Literatura Ocidental. 3. ed. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.
DENZINGER, H. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. São Paulo: Paulinas/Loyola, 2007.
DRAKE, H. A. Eusébio de Cesareia. In: CARVALHO, M.; DA SILVA, G.; SILVA, M. A. (org.). A Ideia de História na Antiguidade Tardia. Curitiba: Editora CRV, 2021.
EUSÉBIO. História Eclesiástica. São Paulo: Paulus, 2000.
FERRANDI, E. La lutte contre le Paganim dans l’Oeuvre de Prudence. Marseille: Ed. Université Aix Marseille, 2017.
GONÇALVES, A. T. M. A Arte Poética a Serviço do Proselitismo Cristão: Relendo os Poemas de Aurélio Prudêncio Clemente (Século IV/V). Jundiaí: Paco Editorial, 2020.
GONÇALVES, A. T. M. A Ideia de História em Prudêncio: relendo os dois poemas Contra Orationem Symmachi. In: CARVALHO, M.; DA SILVA, G.; SILVA, M. A. (org.) A Ideia de História na Antiguidade Tardia. Curitiba: Editora CRV, 2021.
HARDIE, P. How Prudentian is the Aeneid?. Dictynna, 2017. v. 14.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. 7. ed. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2007.
MOLLAT, M. Pobres, Humildes y miserables em la Edad Media. Tradução: Valleé. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1988.
MCGILL, S. Introduction. In: JUVENCO. Juvencus’ Four Books of the Gospels: Evangeliorum Libri Quattuor. Tradução para o inglês, comentários e notas de Scott McGill. London; New York: Routledge, 2016.
ORÍGENES. Contra Celso. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
PARATORE, E. História da literatura latina. 13ª reimpressão. Tradução de Manuel Losa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1952.
PELTTARI, A. The Psychomachia of Prudentius: Text, Comentary and Glossary. Norman: University of Oklahoma Press, 2019.
PRUDÊNCIO. Obras. Tradução de Luis Rivero García. Madrid: Gredos, 1997. v. I/II
PRUDÊNCIO. Prudentius. Tradução para o inglês de H. J. Thomson. Cambridge: Havard University Press, 1949. v. I/II.
PRUDÊNCIO. Prudentius’ Crown of Martyrs: Liber Peristephanon. Tradução para o inglês de Len Krisak. London; New York: Routledge, 2020.
PRUDÊNCIO. Prudentius’ Hymns for Hours and Seasons: Liber Cathemerinon. Tradução para o inglês de Nicholas Richardson. London; New York: Routledge, 2016.
PUCCI, J. Introdution. In: PRUDÊNCIO. Prudentius’ Crown of Martyrs: Liber Peristephanon. Tradução para o inglês de Len Krisak. London; New York: Routledge, 2020.
RICHARDSON, N. Introduction. In: PRUDÊNCIO. Prudentius’ Hymns for Hours and Seasons: Liber Cathemerinon. Tradução para o inglês de Nicholas Richardson. London; New York: Routledge, 2016.
ROPS, D. A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires. Tradução de Emérico da Gama. São Paulo: Quadrante, 2008.
SCHMITT, C. E. A Psychomachia: uma legitimação literária da nova religião. 2023. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. DOI:10.11606/T.8.2023.tde-19032024-090240.
SOUSA, A. A. A. de. Formas de Recepção da Psicomaquia de Prudêncio. Humanitas. Impressa da Universidade de Coimbra, v. 50, p. 113-125, 1998.
SHANZER, D. Allegory and Reality: Spes, Victoria and the Date of Purdentius’s Psychomachia. Illinois classical Studies. Champaign: University of Illinois Press, v. 14, n. 1/2, p. 347-363, 1989.
THAMOS, M. As Armas e o Varão: Leitura e Tradução do Canto I da Eneida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
VIRGÍLIO. Eneida. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
WILKEN, R. Prudentius: The First Christian Poet. Logos: A Journal of Catholic Thought and Culture, v. 2, n. 2, p. 154-169, Spring 1999.
ZÉTOLA, B. M. Pobreza, Caridade e Poder na Antiguidade Tardia. Curitiba: Juruá, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Me. Regimário Costa Moura (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.



