A recepção clássica de Baco e a crítica romântica em Midas, de Mary Wollstonecraft Shelley

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.59397

Mots-clés :

Mary Wollstonecraft Shelley, Midas, Baco, romantismo, recepção clássica

Résumé

À luz dos estudos de Recepção Clássica, este artigo analisa como o drama mitológico Midas, de Mary Wollstonecraft Shelley (1922), transcende a mera reprodução da tradição clássica, atuando como uma reelaboração crítica e simbólica do mito antigo. A peça incorpora elementos literários e filosóficos que expressam uma visão romântica e pessoal da autora, revelando sua habilidade em reconfigurar narrativas da Antiguidade para confrontar tensões modernas, como o materialismo e a desconexão com a natureza. Em especial, o estudo investiga a representação de Baco como figura dionisíaca, no sentido nietzschiano, que se revela em Midas como símbolo do princípio dionisíaco, vida, intoxicação, celebração e transformação, em oposição à figura de Midas e sua busca por controle, rigidez e posse material. Mary Shelley, ao incorporar essa dualidade, reinscreve o mito em uma chave ético-estética própria, promovendo uma leitura regenerativa e crítica da tradição clássica, ao passo que reitera a necessidade de se olhar para formas dionisíacas de existência.

Biographies des auteurs

  • Mellyssa Coêlho de Moura, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará / Brasil

    She holds a Master's degree in Letters, with a concentration in Comparative Literature, from the Graduate Program in Letters at the Federal University of Ceará (PPGLetras/UFC), where she is currently pursuing a PhD funded by a scholarship from the Ceará Foundation for the Support of Scientific and Technological Development (FUNCAP). She is a member of the Narrative and Theatre Studies Group (y-Ente) and the Classical Culture Research Center (UFC/CNPq). Her research focuses on the reception of the classics in the work of the English writer Mary Wollstonecraft Shelley, with an emphasis on literary translation and female representations based on Greco-Roman mythology.

  • Orlando Luiz de Araújo , Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará / Brasil

    PhD in Classical Letters from USP (2008), with a postdoctoral fellowship at the University of Lisbon (2016), he is an Associate Professor of Classical Letters and Theater History at UFC and a productivity fellow of CNPq. He works in the Graduate Program in Letters – Comparative Literature, with research focusing on Greek literature and language, translation of classical texts, mythology, and literary genres of Antiquity. He is a member of the research groups Studies on Ancient Theater (USP), Classical Culture Center (UFC), and POIESIS (UFPA). Currently, he studies and translates ancient letters by Alciphron and Aristaenetus.

Références

ABRAMS, M. H. Natural Supernaturalism: Tradition and Revolution in Romantic Literature. New York: W. W. Norton & Company, 1971.

BAKOGIANNI, A. What Is So “Classical” About Classical Reception? Theories, Methodologies and Future Prospects. Codex – Revista de Estudos Clássicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 96-113, 2016.

BERLIN, I. The Roots of Romanticism. Princeton: Princeton University Press, 1999.

BLOOM, H. The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry. 2. ed. New York: Oxford University Press, 1997.

BRANDÃO, J. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1987. v. 2.

COMET, N. Romantic Hellenism and Women Writers. New York: Palgrave Macmillan, 2013.

COX, J. N. Staging Hope: Genre, Myth, and Ideology in the Dramas of the Hunt Circle. Texas Studies in Literature and Language, v. 38, n. 3/4, p. 245-264, 1996.

DETIENNE, M. Dionysos at Large. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1989.

DOWDEN, K.; LIVINGSTONE, N. (ed.). A Companion to Greek Mythology. Oxford: Blackwell, 2011.

FROSCH, T. Psychological Dialectic in Shelley’s ‘Song of Apollo’ and ‘Song of Pan’. Keats-Shelley Journal, v. 45, p. 102-117, 1996. Available at: www.jstor.org/stable/30210341. Accessed on: Apr. 15, 2024.

HARD, R.; ROSE, H. J. The Routledge Handbook of Greek Mythology: Based on H. J. Rose’s “Handbook of Greek Mythology”. London: Routledge, 2004.

HARDWICK, L. Reception Studies. Oxford: Oxford University Press, 2003.

KOSZUL, A. Introduction. In: SHELLEY, M. W. Proserpine and Midas. London: Humphrey Milford, 2021. p. V–XXXI.

MARASCHIN, L. T. O esplêndido e mísero rei: reflexões sobre as metamorfoses de Midas. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 11, n. 2, p. 1-19, 2014. Available at: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/602. Accessed on: June 20, 2024.

MARTINDALE, C. Redeeming the Text: Latin Poetry and the Hermeneutics of Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

MCGANN, J. The Romantic Ideology: A Critical Investigation. Chicago: University of Chicago Press, 1983.

MELLOR, A. K. Mary Shelley: Her Life, Her Fiction, Her Monsters. New York: Routledge, 1993.

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de José Antônio Fabiano Mendes. São Paulo: Hedra, 2007.

OVIDIO. As Metamorfoses. Trad., notas e comentários de Georges Lafaye. Paris: Société d’Édition Les Belles Lettres, 1994.

PASCOE, J. Proserpine and Midas. In: SCHOR, E. (ed.). The Cambridge Companion to Mary Shelley. Nova York: Cambridge University Press, 2003. p. 180-190.

RIBEIRO JR., W. A. (ed.). Hinos homéricos: tradução, notas e estudo. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

RICHARDSON, A. Proserpine and Midas: Gender, Genre, and Mythic Revisionism in Mary Shelley’s Dramas. In: FISCH, A. A.; MELLOR, A. K.; SCHOR, E. H. (ed.). The Other Mary Shelley: Beyond Frankenstein. New York: Oxford University Press, 1993. p. 124-139.

SHELLEY, P. B. Mutability. In: HUTCHINSON, T. (ed.). The Complete Poetical Works of Percy Bysshe Shelley. Londres: Edward Moxon, 1880. Available at: https://www.poetryfoundation.org/poems/54563/mutability-we-are-as-clouds-that-veil-the-midnight-moon. Accessed on: May 25, 2025.

SHELLEY, M. W. Proserpine and Midas: Two Unpublished Mythological Dramas. Londres: Humphrey Milford, 2021.

TORRANO, J. Sentido de Zeus: o mito do mundo e o modo mítico de ser no mundo. São Paulo: Iluminuras, 1996. Available at: https://repositorio.usp.br/item/000917547. Accessed on: Oct. 16, 2025.

Téléchargements

Publiée

2025-12-17

Numéro

Rubrique

Dossiê: Abordagens à recepção dos Clássicos

Comment citer

A recepção clássica de Baco e a crítica romântica em Midas, de Mary Wollstonecraft Shelley. (2025). Nuntius Antiquus, 21(2), 1–27. https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.59397