A recepção clássica de Baco e a crítica romântica em Midas, de Mary Wollstonecraft Shelley
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.59397Keywords:
Mary Wollstonecraft Shelley, Midas, Baco, romantismo, recepção clássicaAbstract
À luz dos estudos de Recepção Clássica, este artigo analisa como o drama mitológico Midas, de Mary Wollstonecraft Shelley (1922), transcende a mera reprodução da tradição clássica, atuando como uma reelaboração crítica e simbólica do mito antigo. A peça incorpora elementos literários e filosóficos que expressam uma visão romântica e pessoal da autora, revelando sua habilidade em reconfigurar narrativas da Antiguidade para confrontar tensões modernas, como o materialismo e a desconexão com a natureza. Em especial, o estudo investiga a representação de Baco como figura dionisíaca, no sentido nietzschiano, que se revela em Midas como símbolo do princípio dionisíaco, vida, intoxicação, celebração e transformação, em oposição à figura de Midas e sua busca por controle, rigidez e posse material. Mary Shelley, ao incorporar essa dualidade, reinscreve o mito em uma chave ético-estética própria, promovendo uma leitura regenerativa e crítica da tradição clássica, ao passo que reitera a necessidade de se olhar para formas dionisíacas de existência.
References
ABRAMS, M. H. Natural Supernaturalism: Tradition and Revolution in Romantic Literature. New York: W. W. Norton & Company, 1971.
BAKOGIANNI, A. What Is So “Classical” About Classical Reception? Theories, Methodologies and Future Prospects. Codex – Revista de Estudos Clássicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 96-113, 2016.
BERLIN, I. The Roots of Romanticism. Princeton: Princeton University Press, 1999.
BLOOM, H. The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry. 2. ed. New York: Oxford University Press, 1997.
BRANDÃO, J. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1987. v. 2.
COMET, N. Romantic Hellenism and Women Writers. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
COX, J. N. Staging Hope: Genre, Myth, and Ideology in the Dramas of the Hunt Circle. Texas Studies in Literature and Language, v. 38, n. 3/4, p. 245-264, 1996.
DETIENNE, M. Dionysos at Large. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1989.
DOWDEN, K.; LIVINGSTONE, N. (ed.). A Companion to Greek Mythology. Oxford: Blackwell, 2011.
FROSCH, T. Psychological Dialectic in Shelley’s ‘Song of Apollo’ and ‘Song of Pan’. Keats-Shelley Journal, v. 45, p. 102-117, 1996. Available at: www.jstor.org/stable/30210341. Accessed on: Apr. 15, 2024.
HARD, R.; ROSE, H. J. The Routledge Handbook of Greek Mythology: Based on H. J. Rose’s “Handbook of Greek Mythology”. London: Routledge, 2004.
HARDWICK, L. Reception Studies. Oxford: Oxford University Press, 2003.
KOSZUL, A. Introduction. In: SHELLEY, M. W. Proserpine and Midas. London: Humphrey Milford, 2021. p. V–XXXI.
MARASCHIN, L. T. O esplêndido e mísero rei: reflexões sobre as metamorfoses de Midas. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 11, n. 2, p. 1-19, 2014. Available at: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/602. Accessed on: June 20, 2024.
MARTINDALE, C. Redeeming the Text: Latin Poetry and the Hermeneutics of Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
MCGANN, J. The Romantic Ideology: A Critical Investigation. Chicago: University of Chicago Press, 1983.
MELLOR, A. K. Mary Shelley: Her Life, Her Fiction, Her Monsters. New York: Routledge, 1993.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de José Antônio Fabiano Mendes. São Paulo: Hedra, 2007.
OVIDIO. As Metamorfoses. Trad., notas e comentários de Georges Lafaye. Paris: Société d’Édition Les Belles Lettres, 1994.
PASCOE, J. Proserpine and Midas. In: SCHOR, E. (ed.). The Cambridge Companion to Mary Shelley. Nova York: Cambridge University Press, 2003. p. 180-190.
RIBEIRO JR., W. A. (ed.). Hinos homéricos: tradução, notas e estudo. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
RICHARDSON, A. Proserpine and Midas: Gender, Genre, and Mythic Revisionism in Mary Shelley’s Dramas. In: FISCH, A. A.; MELLOR, A. K.; SCHOR, E. H. (ed.). The Other Mary Shelley: Beyond Frankenstein. New York: Oxford University Press, 1993. p. 124-139.
SHELLEY, P. B. Mutability. In: HUTCHINSON, T. (ed.). The Complete Poetical Works of Percy Bysshe Shelley. Londres: Edward Moxon, 1880. Available at: https://www.poetryfoundation.org/poems/54563/mutability-we-are-as-clouds-that-veil-the-midnight-moon. Accessed on: May 25, 2025.
SHELLEY, M. W. Proserpine and Midas: Two Unpublished Mythological Dramas. Londres: Humphrey Milford, 2021.
TORRANO, J. Sentido de Zeus: o mito do mundo e o modo mítico de ser no mundo. São Paulo: Iluminuras, 1996. Available at: https://repositorio.usp.br/item/000917547. Accessed on: Oct. 16, 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Mellyssa Coêlho de Moura, Orlando Luiz de Araújo (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.



