Como a Ficção Anglófona Contemporânea de Autoria Feminina Ilumina o Caminho até à Antiguidade Clássica
DOI :
https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.59370Mots-clés :
literatura anglófona, recepção, antiguidade clássica, autoria femininaRésumé
Este artigo discute a ficção anglófona contemporânea de autoria feminina dedicada à recepção da antiguidade clássica como uma possibilidade de acesso aos textos clássicos, um convite à nova geração de leitores, pouco conhecedora da literatura greco-romana, mas interessada em sua temática, a partir dos enredos desenvolvidos nos seguintes romances: Circe, Lavínia, A odisseia de Penélope, Mil navios para Troia, O silêncio das mulheres, Mulheres de Troia e A jornada para casa, alguns dos quais se tornaram bestsellers apenas após serem lançados, alavancados, ainda, pelas mídias sociais, sempre presentes no contexto atual de estudantes e jovens nascidos neste século. Por meio da leitura e discussão dos textos contemporâneos, surge e cresce o interesse pelos textos antigos, pelas fontes, línguas, pela tradição clássica e sua recepção ao longo do tempo. O recorte apresentado reúne obras de ficção cujo enredo destaca personagens secundárias, minorias e mulheres, vozes silenciadas desde a antiguidade, que, transformadas em protagonistas, trazem reflexões sobre o passado e o presente, dialogando com textos anteriores, mas também com a nova geração de leitores, ao tempo em que criticam ou subvertem as narrativas hegemônicas.
Références
ATWOOD, Margaret. The Penelopiad. Edinburgh, New York, Melbourne: Canongate Books, 2005.
ATWOOD, Margaret. A odisseia de Penélope. Tradução de Celso Nogueira. Rio de Janeiro: Rocco digital, 2020.
BARKER, Pat. O silêncio das mulheres. Tradução de Lina Machado. São Paulo: Excelsior, 2022a.
BARKER, Pat. Mulheres de Troia. Tradução de Lina Machado. São Paulo: Excelsior, 2022b.
BARKER, Pat. A jornada para casa. Tradução de. Lina Machado. São Paulo: Excelsior, 2024.
CANONGATE BOOKS. The Myths collection by Canongate Books [Homepage]. Disponível em: https://canongate.co.uk/collections/the-myths/. Acesso em: 19 mai. 2025.
COSTA, Júlio Resende.; SANTOS, Sônia Maria. Nouvelle Histoire: questões conceituais e metodológicas apresentadas à história. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, v. 2, n. 1, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.2.v2n1.5.6. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/57. Acesso em: 1 abr. 2025.
DUPLESSIS, Rachel Blau. Writing Beyond the ending: narrative strategies of twentieth-century women writers. Bloomington: Indiana University Press, 1985.
ÉSQUILO. Oréstia Agamêmnon Coéforas Eumênides. Tradução de Mário da Gama Kury. 6ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
EURÍPIDES. Medeia Hipólito As troianas. Tradução de Mário da Gama Kury. 7ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
HAYNES, Natalie. Mil navios para Troia. Tradução de Marcelo Barbão. São Paulo: Jangada, 2023.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2007.
HOMERO. Odisseia. Tradução de Frederico Lourenço. Lisboa: Quetzal, 2018.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço. Lisboa: Quetzal, 2019.
KEMP, Simon. 5 billion social media users. Datareportal. 31 de janeiro de 2024. Disponível em https://datareportal.com/reports/digital-2024-deep-dive-5-billion-social-media-users. Acesso em: 12 abr. 2025.
KARHAWI, Issaaf.; SZABÓ IOSSI, Sarah. Sofia.; MONTUORI FERNANDES, Carla. BookTok: o papel dos criadores de conteúdo do TikTok no estímulo à leitura no Brasil. Revista Eco-Pós, v. 27, n. 2, p. 163-190. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28273.
LE GUIN, Ursula K. Lavinia. Orlando: Harcourt Books, 2008.
PAIDEIA MEDIA. Madeline Miller: Conversations with the Classics. Youtube. 7 abr. 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ud8_HVmgE2s&t=47s. Acesso em: 01 mai. 2025.
MILLER, Madeline. Circe: um romance. Tradução de Isadora Prospero. São Paulo: Planeta, 2019.
NIELSEN BOOK DATA; CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO. Panorama do consumo de livros: um estudo sobre o perfil e hábitos de compradores de livros no Brasil. Dezembro de 2023. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2024/02/1701890856753Pesquisa20Panorama20do20Consumo20de20Livros_para20publicaC3A7C3A3o_V1.pdf. Acesso em: 15 abr. 2025.
RICH, Adrienne. When We Dead Awaken: Writing as Re-Vision. College English, v. 34, n. 1, p. 18-30, 1972. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/375215. Acesso em: 25 abr. 2025.
ROSEN, Jeremy. Minor characters have their day: genre and the contemporary market place. New York: Columbia University Press, 2016.
SPACCIANTE, Valeria. Circe, the female hero. First-person narrative and power in Madeline Miller’s Circe. Classical Receptions Journal, v. 16, n. 4, p. 405-418, 2024. DOI: https://doi.org/10.1093/crj/clae011.
THEODORAKOPOULOS, Elena. Women’s writing and the classical tradition. Classical Receptions Journal. v. 4, n. 2, p. 149-162, 2012. DOI: https://doi.org/10.1093/crj/cls016.
TYSON, Lois. Critical theory today: a user-friendly guide. 3ª ed. London; New York: Routledge, 2015.
WERBER, Cassie. Women are now publishing more books than men and it’s good for business. World Economic Forum. 8 de março de 2023. Disponível em https://www.weforum.org/stories/2023/03/women-are-now-publishing-more-books-than-men-and-its-good-for-business/. Acesso em: 04 mai. 2025.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução de Vera Ribeiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
ZAJKO, Wanda; LEONARD, Miriam. (ed.) Laughing with medusa: classical myth and feminist thought. New York: Oxford University Press, 2006.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Laura Ribeiro da Silveira (Autor) 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .



