O problema da temperança na República de Platão
Parole chiave:
Platão, República, temperança, virtudes, educação dos artesãosAbstract
Ao procurar identificar as quarto virtudes cardeais na cidade que acabara de construir com seus interlocutores na República, é notório o embaraço de Sócrates ao passar à temperança. Esse embaraço parece se dar pelo fato de entender que não será fácil defender que a temperança pode ser encontrada na cidade pela falta de clareza sobre as condições que a tornariam possível. Embora, definida como “virtude política”, a temperança só dependa de que exista um acordo harmonioso entre governantes e governados sobre a questão de quem deve governar, é exatamente a consonância entre governantes e governados que parece depender de que estes últimos tenham sido todos educados visando também a que tenham a “temperança psicológica”. Isto se dá pelo grau de restrição aos prazeres e à riqueza que é considerado fundamental na construção da cidade e que dificilmente seria aceito harmoniosamente sem que os indivíduos fossem educados para serem temperantes. Essa necessidade fica reforçada pelo tipo de medicina que se adota na cidade e também pela expectativa de que não sejam necessárias leis positivas para regular o comportamento dos cidadãos. Tudo isso parece indicar que uma boa leitura da obra exige que se considere que a “educação primária”, pela mousiké e gymnastiké, se estende a todas as classes da cidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ADAM, J. (Ed.). The Republic of Plato. Notas, comentários e apêndices de James Adam. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. 2 v.
CHAMBRY, É. (Trad.). La République. Introdução de Auguste Diès. Paris: Les Belles Lettres, 1996. 3 v.
FERRARI, G. R. F. City and Soul in Plato’s Republic. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
PLATÃO. A República. 5. ed. Tradução, introdução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
REEVE, C. D. C. Philosopher-Kings: the Argument of Plato’s Republic. Princeton: Princeton University Press, 1988.
SHOREY, P. (Trad.). The Republic. London: Harvard University Press, 1994. v. 2. (The Loeb Classical Library).
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Guilherme Domingues da Motta (Autor)
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.