O speculum de Filemácia na Mostellaria de Plauto e o jogo metateatral entre os papéis das meretrizes na comédia palliata
Palavras-chave:
Plauto, Mostellaria, meretrizes, metateatroResumo
Este artigo trata mais centralmente da participação da meretriz Filemácia (Philematium) e de sua escrava, Escafa (Scapha), na peça Mostellaria, de Plauto (III – II a.C.), para entender o modo como a interação entre tais personagens traz à tona nuanças do tipo cômico que elas representam. As duas personagens femininas figuram em cena apenas no primeiro ato dessa comédia, num diálogo que se estende entre os versos 157 e 312. Este texto, levando em consideração, sobretudo, aspectos considerados metateatrais, procura apontar como, apesar da breve participação de tais personagens, é importante olhar com atenção para elementos da cena, em que Filemácia e Escafa conversam. Na passagem, que envolve o uso de um espelho, estão em jogo os diferentes papéis que as meretrizes costumam exercer na comédia palliata e, também, alusões a importantes aspectos cênicos do teatro antigo. As conclusões apontam para a maneira como as nuanças dos tipos cômicos afetam o entendimento do enredo como um todo e da ação das suas personagens, contribuindo para os efeitos cômicos presentes na peça.
Downloads
Referências
ADAMS, J. N. Female Speech in Latin Comedy. Antichthon, Cambridge, v. 18, p. 43-77, 1984. DOI: https://doi.org/10.1017/S0066477400003142.
ADAMS, J. N. Words for “Prostitute” in Latin. Rheinisches Museum für Philologie, Neue Folge, Köln, v. 126, n. 3/4, p. 321-358, 1983.
BEARE, William. The Roman Stage: A Short History of Latin Drama in the Time of the Republic. 3. ed. Londres: Methuen, 1964.
BRAGION, Aline S. L. A fuga da sogra: mulheres, poesia e humor em Hecyra. 2016. 251f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/320927/1/Bragion_AlinedaSilvaLazaro_M.pdf. Acesso em: 27 maio 2020.
CARDOSO, Isabella T. Ars plautina. 2005. 367f. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
CARDOSO, Isabella T. Estico de Plauto. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.
CARDOSO, Isabella T. Ilusão e engano em Plauto. In: CARDOSO, Zélia de A; DUARTE, Adriane da S. (org.). Estudos sobre o teatro antigo. São Paulo: Alameda, 2010. p. 95-126.
DUCKWORTH, George E. The Nature of Roman Comedy: A Study in Popular Entertainment. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1952.
DUTSCH, Dorota M. Feats of Flesh: the Female Body on the Plautine Stage. In: DUTSCH, Dorota; JAMES, Sharon L.; KONSTAN, David (ed.). Women in Roman Republican Drama. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 2015. p. 17-36.
DUTSCH, Dorota M. Feminine Discourse in Roman Comedy: On Echoes and Voices. Oxford: Oxford University Press, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199533381.001.0001.
DUTSCH, Dorota; JAMES, Sharon L.; KONSTAN, David (ed.). Women in Roman Republican Drama. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 2015.
EASTERLING, Pat; HALL, Edith (ed.). Greek and Roman Actors: Aspects of an Ancient Profession. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
FERREIRA, Caroline B. F. Reconstrução de uma cortesã na Roma antiga nas peças de Plauto. 2013. 90f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_6153_DISSERTA%C7%C2O%20COMPLETA%20-%20CAROLINE%20BARBOSA.pdf. Acesso em: 27 maio 2020.
FÖGEN, Thorsten. Gender Specific Communication in Graeco-Roman Antiquity. With a Research Bibliography. Historiographia Linguistica, Amsterdam, v. 31, p. 199-276, 2004.
HUNTER, Richard L. The New Comedy of Greece and Rome. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
KEMPER, Sjef. Docendi facultas: la retorica dello spettro nella Mostellaria di Plauto. In: RAFFAELLI, Renato; TONTINI, Alba (org.). Lecturae Plautinae Sarsinates XIII. Mostellaria. Sarsina, 29 set. 2009. Urbino: QuattroVenti, 2010. p. 31-57.
LEIGH, Matthew. Comedy and the Rise of Rome. Oxford: Oxford University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199266760.001.0001.
MANUWALD, Gesine. Roman Republic Theatre. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
MARSHALL, Christopher W. The Stagecraft and Performance of Roman Comedy. Nova York: Cambridge University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511486203.
MOORE, Timothy. The Theater of Plautus: Playing to the Audience. Austin: Texas University Press, 1998.
PACKMAN, Zola M. Feminine Role Designations in the Comedies of Plautus. The American Journal of Philology¸ Baltimore, MD, v. 120, n. 2, p. 245-258, Summer 1999. DOI: https://doi.org/10.1353/ajp.1999.0027.
PLAUTE. Comédies. Mostellaria – Persa – Poenulus. Texto estabelecido e traduzido por Alfred Ernout. 4. ed. Paris: Les Belles Lettres, 2003. Tomo V.
PLAUTI, T. MACCI. Mostellaria. Edição e notas de Edward A. Sonnenschein. 2. ed. Oxford: Clarendon Press, 1907.
PLAUTO, T. Maccio. La Mostellaria. Introdução, texto crítico e comentário de Nicola Terzaghi. Torino: G. B. Paravia, 1929.
PLAUTO. A comédia do fantasma (‘Mostellaria’). Tradução, introdução e comentário de Reina Marisol Troca Pereira. Coimbra; São Paulo: Imprensa da Universidade de Coimbra; Annablume Editora, 2014.
PLAUTO. Cásina. Introdução, tradução e notas de Carol Martins da Rocha. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
PLAUTUS, T. M. Mostellaria. Edição, introdução e comentário de Jean Collart. Paris: Presses Universitaires de France, 1970.
PLAUTUS. Bacchides. Edição com tradução e comentários de John Barsby. 3. ed. Wiltshire: Aris & Phillips Ltd, 1991.
PLAUTUS. Stichus. Introdução, edição e comentário de Hubert Petersmann. Heidelberg: Carl Winterverlag, 1973.
RICHLIN, Amy. Slave-woman drag. In: DUTSCH, Dorota; JAMES, Sharon L.; KONSTAN, David (ed.). Women in Roman Republican Drama. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 2015. p. 37-67.
ROCHA, Carol M. da. De linguado a lingua(ru)da: gênero e discurso das mulieres plautinae. 2015. 251f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270792. Acesso em: 27 maio 2020.
ROSIVACH, Vincent J. When a Young Man Falls in Love: The Sexual Exploitation of Women in New Comedy. Londres; Nova York: Routledge, 1998.
TERENCE. Hecyra. Edição e comentários de Sander M. Goldberg. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139021593.
SCHAUWECKER, Y. Zum Sprechverhalten der Frauentypen bei Plautus. Gymnasium: Zeitschrift für Kultur und humanistische Bildung. Edição de Franz Bömer e Ludwig Voit, 2002. v. 109, p. 191-211.
SLATER, Niall W. Plautus in Performance: The Theatre of the Mind. 2. ed. Amsterdã: Harwood Academic Publishers, 2000.
WILLIAMS, B. Games People Play: Metatheatre as Performance Criticism in Plautus‘ Casina. Ramus, Cambridge, v. 22, n. 1, p. 35-59, 1993. DOI: https://doi.org/10.1017/S0048671X00002538.
WITZKE, Serena S. Harlots, Tarts, and Hussies?: A Problem of Terminology for Sex Labor in Roman Comedy. Helios, Lubbock, v. 42, n. 1, p. 7-27, Spring 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/hel.2015.0000.
WRIGHT, John. Dancing in Chains: The Stylistic Unity of the comoedia palliata. Roma: American Academy in Rome, 1974. (Papers and Monographs of the American Academy in Rome).