A dedirrósea aurora

feminismo e totalidade histórica em Vai raiar o sol, de Júlia Lopes de Almeida

Autores

  • Ivan Delmanto Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.28.3.137-162

Palavras-chave:

dramaturgia, teatro brasileiro, teoria crítica

Resumo

Resumo: A análise de um texto de Júlia Lopes de Almeida, que permaneceu inédito e desconhecido por muito tempo, procura tornar visível o papel desempenhado pelas mulheres na história da dramaturgia brasileira, buscando contribuir não só para recuperar uma parte das inúmeras vozes emudecidas pela historiografia oficial, mas também para mostrar que, a despeito de a organização social da produção teatral ter excluído sistematicamente através dos séculos a participação das mulheres, há contribuições decisivas de dramaturgas brasileiras na história de nossa formação negativa. Mais do que isso, procuraremos demonstrar que Vai raiar o sol expressa, por meio do deslocamento de diversos procedimentos que marcam o modelo hegemônico do drama burguês, aspectos históricos importantes da situação das mulheres trabalhadoras durante o longo século XX brasileiro.

Palavras-chave: Dramaturgia; teatro brasileiro; teoria crítica.

 

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Biografia do Autor

Ivan Delmanto, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Ivan Delmanto é dramaturgo, encenador e professor. Realiza pesquisa de pós-doutoramento sobre a formação do teatro brasileiro no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-09-03