Paulo Leminski e a expressão poética da “várzea”

Autores

  • Ana Érica Reis da Silva Kühn Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.30.3.10-37

Palavras-chave:

Paulo Leminski, poesia, comunicação, leitor

Resumo

Este artigo analisa como Paulo Leminski forjou uma expressão poética da “várzea” para a sua poesia, visando tornar a sua obra criativa acessível ao público mediano. A “várzea” é uma palavra utilizada pelo poeta, e consta nas suas cartas e poemas. Trata-se de uma referência ao que está à margem da cultura erudita. Consideramos que os recursos que favorecem a comunicação com o leitor horizontal, a exemplo dos jogos paronomásticos e sonoros, a brevidade e a coloquialidade, tão presentes na dicção leminskiana, fazem parte do que o poeta concebeu como “várzea” poética. Para tecermos nossa análise, nos debruçamos sobre poemas, ensaios críticos, e, também, sobre as epístolas enviadas ao amigo Bonvicino. As cartas guardam um diálogo teórico-crítico que lança luz sobre o entendimento e o encaminhamento que Leminski concedeu a sua poesia.

Referências

ÁVILA, Carlos. Flashes de uma trajetória. In: LEMINSKI, Paulo; BONVICINO, Régis (org.). Envie meu dicionário: cartas e alguma crítica. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 238-247.

ALEIXO, Ricardo. No corpo da voz: a poesia-música de Paulo Leminski. In: DICK, André; CALIXTO, Fabiano (org.). A linha que nunca termina: pensando Paulo Leminski. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004. p. 289-296.

BONVICINO, Régis. 50 anos. In: BONVICINO, Régis; LEMINSKI, Paulo.

Envie meu dicionário: cartas e alguma crítica. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 223-225.

FAVARETTO, Celso. Surgimento: uma explosão colorida. In: FAVARETTO, Celso. Tropicália alegoria alegria. 3. ed. São Paulo: Ateliê editorial, 2000. p. 19-30.

FENSKE, Elfi Kürten (org.). Paulo Leminski – o poeta dos haicais e trocadilhos. Templo cultural Delfos, [S. l.: s. n.], fev. 2011. Disponível em: http://www.elfikurten.com.br/2011/02/paulo-leminski-um-poeta-dos- haicais-e.html. Acesso em: 20 set. 2021.

FRANCHETTI, Paulo. Paulo Leminski e o haicai. In: SANDMANN, Marcelo (org.). A pau a pedra a fogo a pique: dez estudos sobre a obra de Paulo Leminski. Curitiba: Imprensa Oficial, 2010. p. 50-75.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura.

Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2010.

LEMINSKI, Paulo; BONVICINO, Régis (org.). Envie meu dicionário: cartas e alguma crítica. São Paulo: Editora 34, 1999.

LEMINSKI, Paulo. Central elétrica: projeto para texto em progresso. In:

Ensaios e anseios crípticos. Curitiba: Pólo editorial do Paraná, 1997a. p. 19-23.

LEMINSKI, Paulo. Poesia de produção/Poesia de comunicação. In: Ensaios e anseios crípticos. Curitiba: Pólo editorial do Paraná, 1997b. p. 49.

LEMINSKI, Paulo. Diálogo. In: LEMINSKI, Paulo. Série paranaenses. Curitiba: Editora UFPR, 1994.

LEMINSKI, Paulo. Anseios crípticos (anseios teóricos): peripécias de um investigador do sentido no torvelinho das formas e das ideias. Curitiba: Criar Edições, 1986.

LEMINSKI, Paulo. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 1987. LEMINSKI, Paulo. Um escritor na biblioteca. Curitiba: BPP/SECE, 1985.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Leminski