Augusto de Campos

a voz do poema, as linguagens da poesia

Autores

  • Rogério Barbosa Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.31.4.66-83

Palavras-chave:

Augusto de Campos, tecnopoesia, a outra voz

Resumo

Nesse artigo, refletimos sobre a poesia de Augusto de Campos a partir da noção de “outra voz”, proposta por Octavio Paz, no sentido de que a poesia de Augusto Campos se insurge tanto pela negação dos acordos, dos valores e das formas do mundo, quanto pela afirmação das linguagens e do potencial inventivo do poema. Pode aí se constituir o poema como essa voz subterrânea que desloca todas as outras, e que é capaz de acenar ao futuro e, ao mesmo tempo, escovar a contrapelo as tradições. Consideramos também a noção de voz na lírica, a partir da leitura de Alfonso Berardinelli sobre Hugo Friederich e T. S. Eliot. Para compor esse cenário de uma recusa que instaura uma voz singular, analisaremos alguns poemas de Não e Outro, refletindo sobre o prisma da apropriação de linguagens distintas e do desdobramento do poema e do livro entre o impresso e o digital.

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Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Dossiê: Augusto de Campos