Dona Dadi Calungueira

teatro popular da mulher nordestina

Autores

  • Hadoock Ezequiel Araújo de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • Naelza de Araújo Wanderley Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.96-112

Palavras-chave:

Dona Dad, autoria feminina, teatro popular

Resumo

No decorrer da História, poucas mulheres destacaram-se por sua atuação na sociedade e, especialmente, na Literatura. Quando se trata da dramaturgia, a invisibilidade é ainda maior. No Nordeste brasileiro, por exemplo, fundamentado por uma sociedade patriarcal, as mulheres lavadeiras, romanceiras, cordelistas, violeiras, entre outras, ficaram no anonimato, muitas morreram sem deixar o seu legado. Nesse sentido, nosso trabalho, tem como objetivo, apresentar a dramaturga Dona Dadi, mestre bonequeira, do Teatro de João Redondo, no Rio Grande do Norte. O trabalho é um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento em nível de Doutorado. Pretendemos com esse estudo, destacar a importância da sua obra para a dramaturgia feminina, no âmbito da literatura popular. Para isso, nos respaldamos em: Borba Filho (1966), Gomes (2002), Del Priore (2004), Falei (2004), Zolin (2005), Perrot (2007), Zilberman (2008) e Pereira (2010)

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Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Dossiê: O Teatro e o Brasil