O devir do corpo num jogo lancinante de pêndulos
entre a metáfora e a metonímia em Maura Lopes Cançado
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.3.15-30Palabras clave:
Maura Lopes Cançado, Corpo, Escritura, DiárioResumen
A pesquisa discutiu a obra Hospício é Deus – Diário I, de Maura Lopes Cançado, autora pouco estudada e por vezes mantida na invisibilidade, com o objetivo de apontar a profunda conexão que o livro apresenta com a noção de corpo. Com base nesse cenário, as reflexões sobre as ideias de metáfora, fundamentadas pela escrita de Susan Sontag, e de metonímia, apoiadas no conceito de différance de Jacques Derrida, foram utilizadas como diretrizes para investigar a noção de corpo no diário. Partiu-se da hipótese de que o vínculo entre corpo e escrita da memória, na obra de Cançado, é estabelecido por uma relação de espelhamento entre esses dois campos.
Referencias
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2007.
ARAUJO, Cinara de. Tinha medo de ver, num mesmo olhar, um trem e um passarinho – A escrita íntima em Maura Lopes Cançado. (Dissertação de Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
BRANCO, Lúcia Castello. A Traição de Penélope. São Paulo: Annablume, 1994.
CANÇADO, Maura Lopes. Hospício É Deus. Diário I. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
CHKLÓVSI, Vicktor. A Arte como Procedimento. In: TODOROV, Tzvetan (organizador). Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. São Paulo: Editora Unesp, 2013, p 83-108;
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2011.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Editora Ática S.A, 1990.
GREINER, Cristine. O Corpo. São Paulo: Annablume, 2008.
HELDER, Herberto. Poemas Completos. Rio de Janeiro: Tinta da China Brasil, 2016.
MESCHONNIC, Henri. Critiqur du Rythme Antropologie historique du lange. Lagrasse: Éditions Verdier, 2009.
NANCY, Jean-Luc. Corpo, Fora. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2015.
PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
RAGUSA, Giuliana. Fragmentos de uma deusa: a recepção de Afrodite na lírica de Safo. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
RIVERA, Tania. O Avesso do Imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
SALLES, Anna Flávia Dias. Retratos em Abismo: Poses e Posses do diário de Maura Lopes Cançado. (Dissertação de Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
SECCHIN, Antonio Carlos. João Cabral: Poesia do menos e outros ensaios cabralinos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
SONTAG, Susan. A Doença como Metáfora. Rio de Janeiro: Graal. 2002.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Ubu Editora, 2018.



