Fabulações baudelairianas

da transpiração poética à récita camerística de botequim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.33.4.%25p

Palavras-chave:

Charles Baudelaire, As flores do mal, adaptação, musicalização, recepção no Brasil

Resumo

Este artigo constitui uma primeira reflexão em torno de um projeto de adaptação musical da obra As flores do mal de Charles Baudelaire no Brasil, intitulado Fabulações baudelairianas – récita camerística de butiquim. Tal projeto consiste em transformar os poemas em canções, redimensionadas por uma concepção do que chamamos “récita camerística de butiquim”. Desse modo, primeiramente, contextualizamos o projeto, visando destacar sua originalidade. Para tal, pareceu-nos fundamental retomar, ainda que sucintamente, a história das musicalizações de poemas de Baudelaire por compositores de língua portuguesa. Em seguida, apresentamos as reflexões a respeito da concepção musical implicada nesta reconstrução para, enfim, tecer algumas considerações sobre o processo de adaptação pelo qual passaram os poemas visando sua cantabilidade e inteligibilidade.

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Publicado

2025-01-13