Deslocamentos do espaço na poesia de Ana Martins Marques e os processos de reconfiguração do sujeito lírico
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.2.35-49Palavras-chave:
Poesia Contemporânea, Imagem, casa, limiar, lirismoResumo
Este artigo objetiva estudar os movimentos que possibilitaram pensar a poesia de Ana Martins Marques a partir dos deslocamentos do espaço e dos sujeitos. Para isso, além de um breve percurso por suas obras, analisamos de modo mais detalhado os poemas presentes em Como se fosse a casa: uma correspondência (2017), devido à recorrência do espaço da casa em seus versos. A pesquisa fundamentou-se em textos de estudiosos dedicados às teorias da imagem, bem como aos conceitos de espaço e limiar. O limiar, entendido aqui como um espaço transitório, é o conceito a partir do qual buscamos compreender o espaço apresentado por Marques. Sendo a casa um ponto centralizador da subjetividade do sujeito e um lugar de intermediação entre o mundo interno e externo, o espaço construído pela autora estabelece um diálogo direto com o limiar e projeta um movimento de colocar o sujeito lírico em constante processo de deslocamento.
Referências
BACHELARD, G. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. Trad. Joaquim José Moura Ramos et al. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BENJAMIN, W. Passagens. Trad. Irene Aron; Cleonice Paes Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 2018.
COLLOT, M. O sujeito lírico fora de si. Trad. Alberto Pucheu. Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, n. 11, p. 175-177, 2004.
COLLOT, M. A matéria-emoção. Trad. Patrícia Souza Silva. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2018.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
GAGNEBIN, J. M. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.
MARQUES, A. M. Da arte das armadilhas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MARQUES, A. M. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MARQUES, A. M; JORGE, E. Como se fosse a casa: uma correspondência. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2017.
MARQUES, A. M. “Ter uma casa para abandonar deveria ser um direito”. Entrevista concedida a Schneider Carpeggiani. Suplemento Pernambuco, Recife, n.p., jul. 2017. Disponível em: https://suplementopernambuco.com.br/flip-2017/1918-ter-uma-casa-para-abandonar-deveria-ser-um-direito.html. Acesso em: 03 out. 2024.
MARQUES, A. M. De uma a outra ilha. São Paulo: Círculo de poemas, 2023.
MAULPOIX, J. M. La poésie comme l’amour. Paris: Mercure de France, 1998.
MEDEIROS, D. A poeta e a casa: uma cartografia íntima dos versos de Ana Martins Marques. Revista Versalete, Curitiba, v. 5, n. 9, jul.-dez. 2017, p. 219-237. Disponível em: http://www.revistaversalete.ufpr.br/edicoes/vol5-09/13%20A%20poeta%20e%20a%20casa.%20Diamila%20Medeiros.pdf. Acesso em: 03 out. 2024.
PERLOFF, M. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Trad. Adriano Scandolara. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
RANCIÈRE, J. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete et al. São Paulo: Editora 34, 2017.
RIBEIRO, G. S. A inflexão social da poesia de Ana Martins Marques em “de uma a outra ilha”. Suplemento Pernambuco, Recife, n.p., ago. 2023. Disponível em: http://www.suplementopernambuco.com.br/acervo/resenhas/3128-a-inflex%C3%A3o-social-da-poesia-de-ana-martins-marques-em-de-uma-a-outra-ilha.html. Acesso em: 08 out. 2024.
STOLL, D. S. Deslocamentos urbanos na literatura brasileira contemporânea de autoria feminina. 2017. 208 p. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://mobile.repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187569. Acesso em: 03 out. 2024.



