A descrição inacabada do mundo, uma leitura de Opisanie świata, de Veronica Stigger

Authors

  • Madalena Aparecida Machado UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) PPGEL (Programa de Pós-graduação em Estudos Literários)

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.24.1.93-106

Keywords:

Opisanie świata, contemporaneidade, escrita, inacabamento.

Abstract

O artigo pautado na leitura crítica de Opisanie świata, de Veronica Stigger, tem seu foco de discussão no conhecimento da forma narrativa e dos personagens que implicam a contemporaneidade. A pesquisa bibliográfica levantou questões referentes aos aspectos teóricos e críticos do tema, ao que levou a uma visão mais circunstanciada de tais elementos. Destaca ainda personas narrativas emblemáticas do tempo presente, portadores da incerteza e estranhos ao seu contexto, eles intentam a descrição do mundo numa viagem. O artigo defende que tal descrição não acontece de fato, embora a narrativa demonstre a tentativa, as sensações e emoções da aventura de viver em busca de si na imagem do outro.

Author Biography

  • Madalena Aparecida Machado, UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) PPGEL (Programa de Pós-graduação em Estudos Literários)

    Professora e Pesquisadora na UNEMAT – Campus de Pontes e Lacerda; Credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) na UNEMAT – Campus de Tangará da Serra. É Graduada em Letras (UNEMAT); Mestre em Estudos Literários (UNESP); Doutora em Teoria Literária (UFRJ); Pós-Doutora em Literatura Brasileira (SORBONNE); Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Literatura “Manoel de Barros”; Líder do Grupo de Pesquisa: Literaturas na Interface entre o clássico e o contemporâneo (CNPq).

References

ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2006.

AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos – Editora da Unochapecó, 2009.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini e outros. São Paulo: UNESP/HUCITEC, 1988.

BAUMAN, Zygmunt. O mal estar da pós-modernidade. Tradução de Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

FRIEDMAN, Norman. “O ponto de vista na ficção”. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. In: Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182, março/maio, 2002.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

STIGGER, Veronica. Opisanie świata. São Pa+ulo: Cosac Naify, 2013.

Webgrafia

<http://revistacult.uol.com.br/home/2014/04/sobre-o-impronunciavellivro-de-veronica-stigger/> Acesso em: 10 mar. 2015.

<http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/10/05/resenha-deopisanie-swiata-de-veronica-stigger-511205.asp> Acesso em: 12 mar. 2015.

<http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,veronica-stigger-estreiano-romance-com-o-premiado-opisanie-swiata,1109339> Acesso em: 15 mar. 2015.

<http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_fantasticas__e_verdadeiras__aventuras_de_marco_polo.html> Acesso em: 18 mar. 2015.

Published

2015-10-14

Issue

Section

Dossiê: Literatura Brasileira Contemporânea