Visualidades e visibilidades

literatura e cinema em João Gilberto Noll, Caio Fernando Abreu e Luiz Ruffato

Authors

  • Barbara Cristina Marques Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.24.1.107-123

Keywords:

literatura, Cinema, João Gilberto Noll, Caio Fernando Abreu, Luiz Ruffato

Abstract

A relação da literatura com o cinema dá-se por vários modos. Comumente, os estudos que refletem esse intercâmbio entre os dois registros buscam avaliar os processos de adaptação de obras literárias para o cinema. De outro lado, é preciso refletir sobre as muitas maneiras de entrada e de interseção do cinema no texto literário. Ao observar a prosa de ficção brasileira contemporânea, percebe-se o quanto o cinema plasmou na literatura um tipo de comportamento visual, exigindo do leitor outros modos de acesso ao texto. É possível reconhecer, nesse sentido, uma espécie de qualidade cinemática em muitas obras que revelam um universo ficcional absolutamente mediado por objetos culturais propagadores da imagem. A partir dessa orientação, discute-se tal diálogo em três romances: Bandoleiros (1985), de João Gilberto Noll, Onde andará Dulce Veiga? Um romance B (1990), de Caio Fernando Abreu, e eles eram muitos cavalos (2001), de Luiz Ruffato.    

Author Biography

  • Barbara Cristina Marques, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutora em Estudos Literários (UEL). Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.

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Published

2015-10-14

Issue

Section

Dossiê: Literatura Brasileira Contemporânea