Figurações da violência na estética tropicalista
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.24.2.105-120Keywords:
tropicalismo, violência, nacional-popular, mercadoAbstract
O objetivo deste artigo foi analisar duas canções presentes no III Festival da Música Popular Brasileira, de 1967, “Domingo no parque” e “Alegria, alegria”, com base no prisma da violência e sobre o pano de fundo da história. Atento ao modelo analítico de Luiz Tatit e às leituras de Roberto Schwarz sobre tropicalismo, o trabalho resultou numa leitura mais desconfiada da presença de uma estética tropicalista na canção de Gilberto Gil e a postulação de certa violência impregnada na forma cancional de Caetano Veloso.References
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Filmografia:
O SOL – caminhando contra o vento. Direção: Tete Moraes e Martha Alencar. Documentário. Brasil, 2006.
Uma noite em 67. Direção: Renato Terra e Ricardo Calil. Documentário. Distribuidora: Vídeo Filmes. Brasil, 2010.
Discografia:
GIL, Gilberto. Louvação. Produzido por João Mello. Brasil: Philips, 1967.
VELOSO, Caetano. Caetano Veloso. Produzido por Manuel Barenbein. Brasil: Philips, 1967.