Teatro contemporâneo brasileiro

a narrativa como estratégia ao real: Batistério e O pão e a pedra

Authors

  • Martha de Mello Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.26.1.85-102

Keywords:

desvios do real, cena da ilusão, narrativas íntimas.

Abstract

O artigo em questão propõe refletir sobre o teatro contemporâneo brasileiro à luz de um salutar anacronismo com as formas teatrais denominadas pós-dramáticas (ou teatro performativo), que, desde o surgimento dos happenings, na segunda metade dos anos 1950, vêm conquistando particular protagonismo no cenário artístico mundial, tanto em relação aos estudos teóricos como na práxis. Enquanto o teatro performativo, influenciado pelas artes visuais e pela performance em seu sentido mais restrito, buscou uma linguagem que provocasse uma radical exposição do real, fazendo do teatro um evento de choque, com objetivos nitidamente antiteatrais, nossa dramaturgia nacional se manteve em grande parte aliada à forma dramática. Com o estudo de caso de dois espetáculos atuais, o paulista O pão e a pedra, da Companhia do Latão, e o carioca Batistério, ambos premiados pela crítica, constata-se que o jogo de cena e a fábula nunca abandonaram de forma radical nossos palcos. Nos exemplos citados, observa-se o uso de uma narrativa íntima que se opõe tanto a um realismo mais descritivo como também ao excesso de real que contamina a cena contemporânea, provocando desvios no real ao mesmo tempo que potencializa a cena da ilusão.

Author Biography

  • Martha de Mello Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

    Diretora teatral e professora adjunta na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação,Departamento de Arte. Realizou com bolsa Capes, pesquisa de Pós Doutorado na Università di Bologna (2015-2016) sobre o tema Teatro Contemporâneo. Publicou pela Editora Perspectiva o livro "Luigi Pirandello, um teatro para Marta Abba" (2010).

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Published

2017-08-17

Issue

Section

Dossiê: Teatro Brasileiro – Do Moderno ao Contemporâneo