Branqueamento

o negro no palco romântico brasileiro

Authors

  • Regina Claudia Garcia Oliveira de Sousa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.26.2.253-275

Keywords:

teatro, negro, Romantismo.

Abstract

Este artigo tem como objetivo mostrar, através das representações literárias do escravizado no teatro romântico brasileiro, o branqueamento pelo qual era obrigado a passar para que pudesse ser aceito. Para isso, fez-se a análise desse processo em obras realizadas durante o Romantismo mostrando que o movimento que privilegiava a expressão do sujeito não foi capaz de valorizar o negro sem que ele passasse pelo processo de branqueamento, cujo resultado foi a perda da identidade original africana. Os escravizados das peças aqui observadas têm seu comportamento norteado pelo código branco, o que inclui a assimilação da religião católica. Tudo isso revela uma estratégia eficaz de dominação que ainda hoje faz parte da realidade do negro brasileiro.

Author Biography

  • Regina Claudia Garcia Oliveira de Sousa, Universidade de São Paulo

    Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Dedica-se à pesquisa sobre a representação do negro no teatro brasileiro.

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Published

2017-08-25

Issue

Section

Dossiê: Teatro Brasileiro – História e Sociedade