Cantigas de Sagarana na voz de Celso Adolfo

Autores

  • Roniere Silva Menezes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.28.1.329-352

Palavras-chave:

Guimarães Rosa, Celso Adolfo, Sagarana, literatura, música, literature, music.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como intuito discutir o papel das quadras populares presentes no livro Sagarana, de Guimarães Rosa, e refletir a respeito das canções do álbum Remanso de rio largo, de Celso Adolfo. O CD foi criado a partir de cantigas e narrativas do livro. No âmbito literário e musical, os textos ligam-se à vida cotidiana, à memória coletiva, ao imaginário popular, a experiências partilhadas. Revelam, em sua simplicidade, a sabedoria, a sutileza e a força lírica que embasam a expressão artística sertaneja. Ideias de herança, inacabamento e reinvenção contribuem para pensarmos nas criações que transitam entre a prosa, o verso e a canção, ultrapassando limiares específicos dos gêneros artístico-literários.

Palavras-chave: Guimarães Rosa; Celso Adolfo; Sagarana; literatura; música.

Abstract: This paper aims to discuss the role of the popular quatrains in the book Sagarana, by Guimarães Rosa, and reflect on the songs from the album Remanso de rio largo, by Celso Adolfo. The CD was based on ditties and narratives from the book. In the literary and musical context, the texts connect to everyday life, to collective memory, to the popular imaginary, to shared experiences. They reveal, in their simplicity, the wisdom, the subtlety and the lyrical force that underpin the artistic expression from the countryside. Ideas of inheritance, incompleteness, and reinvention contribute to a thought on the creations that move among prose, verse and song, overcoming specific thresholds of artistic-literary genres.

Keywords: Guimarães Rosa; Celso Adolfo; Sagarana; literature; music.

Biografia do Autor

  • Roniere Silva Menezes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Mestre em Literatura Brasileira pela FALE/UFMG; Doutor em Literatura Comparada pela FALE/UFMG; Professor da pós-graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, Professor da graduação em Letras do CEFET-MG, Professor do Curso Técnico do CEFET-MG. Autor do livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius, publicado pela Ed. UFMG, em 2011.

Referências

ADOLFO, Celso. O processo de criação de Remanso de rio largo. [Entrevista cedida a] Roniere Menezes. Belo Horizonte, 16 dez. 2018.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Prece de mineiro no rio. In: ANDRADE, Carlos Drummond de; TELES, Gilberto Mendonça (fixação

de textos e notas); SANTIAGO, Silviano (introdução). Poesia completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. p. 432-433.

ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. Oneyda Alvarenga e Flávia Camargo Toi (coord.). Belo Horizonte: Editora Itatiaia; Brasília: Ministério da Cultura; São Paulo: IEB-USP: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins, 1962.

ANDRADE, Mário de. Folclore. In: MORAES, Rubens Borba et al. (org.). Manual bibliográfico de estudos brasileiros. Rio de Janeiro:

Gráfica Editora Souza, 1949.

ANDRADE, Mário de. Música, doce música. 2. ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1976.

ANDRADE, Mário de. O Aleijadinho. In: ANDRADE, Mário de. Aspectos das artes plásticas no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1984. p. 11-42.

ANDRADE, Mário de. O banquete. 2. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1989.

CANDIDO, Antonio. Sagarana. In: COUTINHO, Eduardo de Faria (ed.). Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 243-247. (Coleção Fortuna Crítica).

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Tradução de Junia Barreto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elizabeth. De que amanhã: diálogo. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora,

MELLO E SOUZA, Gilda de. O tupi e o alaúde. São Paulo: Duas Cidades, 1979.

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. In: SANTIAGO, Silviano (coord.). Intérpretes do Brasil. Rio de Janeiro:

Editora Nova Aguilar, 2002. v. 3.

REMANSO de rio largo. [Compositor e intérprete]: Celso Adolfo. Belo Horizonte: Estúdio Verde, 2018. 1 CD. (40 min).

ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.

ROSA, Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

WISNIK, José Miguel. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.

WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Publicado

2019-03-21

Edição

Seção

Dossiê: Olhares Contemporâneos sobre Guimarães Rosa