Os “livros-poema” e os “poemas espaciais” de Ferreira Gullar e os Bichos de Lygia Clark

Authors

  • Teodoro Rennó Assunção Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.22.2.151-171

Keywords:

“Livros-poema”, “Poemas espaciais”, Ferreira Gullar

Abstract

Breve estudo sobre a última e mais experimental fase da poesia neoconcreta de Ferreira Gullar, constituída pelos “livros-poema” e pelos “poemas espaciais” (sendo somente indicado aqui o “poema enterrado”), os quais, para a compreensão de seu estatuto híbrido enquanto mistura de poesia e artes plásticas, serão comentados de perto (a partir dos comentários do próprio Gullar) e interpretados à luz de uma comparação (sugerida também por Gullar) com os Bichos de Lygia Clark.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução (trad. José Lino Grünewald). In: BENJAMIN, HABERMAS, HORKHEIMER, ADORNO. Textos escolhidos (Coleção Os pensadores). São Paulo: Abril, 1983. p. 3-28.

BRITO, Ronaldo. O moderno e o contemporâneo: o novo e o outro novo. In: Experiência crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 74-88.

BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 1999.

CAMPOS, Augusto de. Poesia e/ou pintura. In: Poesia, antipoesia, antropofagia. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978. p. 71-81.

CAMPOS, Augusto de. VIVA VAIA – Poesia 1949-1979. São Paulo: Duas Cidades, 1979.

CLARK, Lygia. Bichos. In: BORJA-VILLEL, M. J.; ENGUITA MAYO, N. (Orgs.). Lygia Clark, catálogo da exposição no Paço Imperial, Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 1998 a 28 de fevereiro de 1999. Rio de Janeiro: Paço Imperial – MinC IPHAN, 1999. p. 121.

GULLAR, Ferreira. Em alguma parte alguma. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

GULLAR, Ferreira. Experiência neoconcreta. São Paulo: Cosac Naify, 2007, e encarte contendo catálogo da 1ª exposição neoconcreta e livros-poema (sem numeração de páginas).

GULLAR, Ferreira. Anexo 6 (2003): A participação do espectador. In: Experiência neoconcreta. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 102-103.

GULLAR, Ferreira. Experiência neoconcreta: momento-limite da arte. In: Experiência neoconcreta. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 21-72.

GULLAR, Ferreira. Anexo 3 (1958): Lygia Clark: uma experiência radical. In: Experiência neoconcreta. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 80-89.

GULLAR, Ferreira; BASTOS, Oliveira; JARDIM, Reynaldo. Anexo 2 (1957): Poesia concreta: experiência intuitiva. In: Experiência neoconcreta. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 76-79.

GULLAR, Ferreira. Anexo 4 (1959): Teoria do não-objeto. In: Experiência neoconcreta. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 90-100.

GULLAR, Ferreira. O formigueiro. Rio de Janeiro: Europa Ed., 1991 (sem numeração de páginas).

GULLAR, Ferreira. Toda poesia. 18 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

PEDROSA, Mário. Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica. In: ARANTES, Otília (Org.). Mário Pedrosa 3. Acadêmicos e modernos. São Paulo: Edusp, 1998. p. 355-360.

VALÉRY, Paul. La conquête de l’ubiquité. In: Pièces sur l’art. Paris: Gallimard, 1934. p. 83-88.

Published

2013-12-02

Issue

Section

Dossiê: Estudos de Poesia Brasileira