Fotomontagem e colagem poética em Jorge de Lima

Autores/as

  • Teodoro Rennó Assunção

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787...53-73

Palabras clave:

Fotomontagem, Colagem poética, Jorge de Lima, A pintura em pânico, A túnica inconsútil.

Resumen

Estudo do procedimento da colagem primeiramente nasfotomontagens de A pintura em pânico e, em seguida, nas imagens poéticasde A túnica inconsútil de Jorge de Lima. O livro A pintura em pânico édescrito – a partir da comparação com os de Max Ernst – em suaorganização (não-narrativa) da série de fotomontagens, na relação (emcada uma delas) entre imagem e legenda, na relação entre seu conjuntoe o título do livro e, enfim, na relação entre este conjunto e o ensaioliminar de Murilo Mendes. O livro A túnica inconsútil fornece, por suavez, material para o estudo da colagem como procedimento discursivo decomposição não só da imagem poética, mas também de poemas inteiroscomo “O grande desastre aéreo de ontem”, usado aqui como exemplo doque é também um modo desconcertante e moderno (isto é: a justaposiçãofortuita de fragmentos díspares) de apreensão do mundo.

Referencias

Referências Bibliográficas

ANDRADE, Fábio de Souza. O engenheiro noturno: A lírica final de Jorge de Lima.

São Paulo: Edusp, 1997.

ANDRADE, Mário de. Fantasias de um poeta. In: PAULINO, Ana Maria (Org.). O

poeta insólito, p. 9-10.

ANDRADE, Mário de. Nota preliminar de A túnica inconsútil. In: LIMA, Jorge de.

Obras completas, v.1, p. 417-421.

ARBEX, Márcia. Le procédé du collage dans l’œuvre de Max Ernst. Caligrama 3,

p.79-92, nov. 1998.

BASTIDE, Roger. Poetas do Brasil. São Paulo: Edusp, 1997. Estudos sobre a Poesia

Religiosa Brasileira: III. Jorge de Lima, p. 119-132.

BRETON, André. Oeuvres complètes, v. II – Bibliothèque de la Pléiade. Paris: Gallimard,

Avis au lecteur pour “La Femme 100 têtes” de Max Ernst, p. 302-306.

ERNST, Max. Écritures. Paris: Gallimard, 1970.

FAUSTINO, Mário. Poesia-experiência. São Paulo: Perspectiva, 1976. Revendo Jorge de

Lima, p. 219-274.

LIMA, Jorge de. A pintura em pânico. Rio de Janeiro: Tipografia Luso-Brasileira, 1943.

LIMA, Jorge de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. v. 1: Poesia e Ensaios.

MENDES, Murilo. Nota Liminar. In: LIMA, Jorge de. A pintura em pânico, s.p.

MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. RetratosRelâmpago: Max Ernst, p. 1247-1249.

MOURA, Murilo Marcondes de. Murilo Mendes: A poesia como totalidade. São Paulo:

Edusp, 1995. I-2 Os procedimentos combinatórios, p. 18-40.

PAULINO, Ana Maria. Jorge de Lima. São Paulo: Edusp, 1995. (Col. Artistas Brasileiros)

PAULINO, Ana Maria (Org.). O poeta insólito: Fotomontagens de Jorge de Lima. São

Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros – USP, 1987. Jorge de Lima: a re-velação da

imagem, p. 41-48.

Publicado

2003-12-31