O vôo do olhar e a cena melancólica em Sérgio Sant’Anna

Autores/as

  • Angela Maria Dias

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787...35-51

Palabras clave:

Literatura Brasileira, Ficção contemporânea, Sérgio Sant’Anna.

Resumen

O princípio de crueldade é tomado como constante na produçãoartística brasileira contemporânea, na medida em que se exerce entre aviolência obscena e a conivência com o “bovarismo” da imagem, típicoda educação sentimental das massas. Na atual sociabilidade urbana,modelada pela injunção tecnomidiática, a dinâmica de uma convivênciahostil e estranhada produz e promove, como bens de consumo, algunsolhares possíveis sobre a alteridade: o propriamente cruel, o exótico e omelancólico. Visando a discussão da última modalidade, apresentamosa interpretação da mais recente obra de Sérgio Sant’Anna, O vôo damadrugada.

Referencias

Referências Bibliográficas

DIDI-HUBERMAN, Georges. Lo que vemos, lo que nos mira. Trad. Horacio Pons.

Buenos Aires: Ediciones Manantial, 1997.

QUINET, Antonio. Um olhar a mais ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar Ed., 2002.

DIAS, Ângela Maria. Violência e miséria simbólica na cidade de André Sant’Anna.

Estudos Históricos Sociabilidades, Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação

da História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, n. 28, p.71-85,

FONSECA, Rubem. Intestino grosso. In: Feliz Ano Novo. Rio de Janeiro: Artenova,

FOSTER, Hal. The return of the real The avant-garde at the end of the century.

Cambridge/London: The MIT Press, 1996.

PIGLIA, Ricardo. A cidade ausente. 2. ed. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Iluminuras,

ROSSET, Clément. O princípio de crueldade. 2. ed. Trad. José Thomaz Brum. Rio de

Janeiro: Rocco, 2002.

SALEME, Marina. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 mar. 2004. Mais!, p. 10.

SANT’ANNA, Sérgio. O vôo da madrugada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Publicado

2003-12-31