A Música desconhecida de Paulo Henriques Britto

Autores/as

  • Eduardo Horta Nassif Veras Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.24.1.187-201

Palabras clave:

Poesia contemporânea, lirismo, antilirismo, Paulo Henriques Britto

Resumen

Este artigo propõe uma breve análise da presença da música na  poética de Paulo Henriques Britto. Dialogando com a obra ensaística do  poeta francês Jean-Michel Maulpoix, pretendo demonstrar que a obra do  poeta carioca insere-se de maneira peculiar na discussão contemporânea  acerca das heranças da tradição lírica, não podendo, portanto, ser  associada de maneira direta às poéticas de matriz antilírica. Tal análise  abre-se, finalmente, para uma posterior reflexão sobre o lugar de Britto  na história da poesia brasileira. 

Biografía del autor/a

  • Eduardo Horta Nassif Veras, Universidade Estadual de Campinas

    Pesquisador de pós-doutorado ligado ao Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP)

Referencias

BRITTO, Paulo Henriques. Macau. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BRITTO, Paulo Henriques. Tarde. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRITTO, Paulo Henriques. Formas do nada. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

COSTA LIMA, Luiz. Lira e antilira. Mário, Drummond, Cabral. 2ª ed. revista. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995.

MALLARMÉ, Stéphane. Igitur. Divagations. Un Coup de dés. Édition de Marchal Bertrand. Paris: Gallimard, 2003.

MAULPOIX, Jean-Michel. Pour un lyrisme critique. Paris: José Corti, 2009.

MAULPOIX, Jean-Michel. La Musique inconnue. Paris: Éditions Corti, 2013.

MAULPOIX, Jean-Michel. L’instinct du ciel. Paris: Mercure de France, 2000.

SISCAR, Marcos. Poesia e crise: ensaios sobre a “crise da poesia” como topos da modernidade. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

Publicado

2015-10-14

Número

Sección

Dossiê: Literatura Brasileira Contemporânea