Infâmia dos intelectuais
Um comentário sobre Os inconfidentes e sua recepção
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.60-78Palabras clave:
cinema brasileiro, Joaquim Pedro de Andrade, crítica dialéticaResumen
O artigo almeja uma revisão crítica do filme Os inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, tomando como ponto de partida o debate que suscitou entre os contemporâneos, notadamente Gilda de Mello e Sousa, cujas observações em termos de análise estética deixam-se também traduzir em problemas ideológicos. No centro da discussão aparece o papel dos intelectuais no conflito social, o desmascaramento agressivo de sua dubiedade política e, finalmente, o impasse em que se viram após 1964 no Brasil. Passando à caracterização formal do filme, a qual se apoia por sua vez na comparação com a peça Arena conta Tiradentes (1967), de Boal e Guarnieri, procura-se expor como sua narrativa distanciada e satírica dos fatos históricos garante coerência ao conjunto, unidade formal que será discutida também politicamente.
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