João Cabral de Melo Neto e a poética de Joaquim
notas a partir de “Paisagens com cupim”
Palabras clave:
João Cabral de Melo Neto, Paisagens com cupim, Quaderna, modernização, natureza e culturaResumen
O artigo toma como objeto o poema “Paisagens com cupim”, publicado por João Cabral de Melo Neto na obra Quaderna, de 1960, para nele investigar o papel da corrosão produzida pelo animal, a partir da qual identificamos dois embates ao longo do poema, quais sejam: campo x cidade e cultura x natureza. Enquanto o primeiro poderia remeter à modernização conservadora (Brasília, mas também a verticalização da orla da praia de Boa Viagem, no Recife) contemporânea ao poema, da qual Cabral marcaria distanciamento crítico; a segunda daria aspecto dionisíaco à sua poesia, propondo um entrelace entre cultura e natureza. A partir disso, iremos perquirir a possibilidade de uma tradição da corrosão no interior da obra cabralina que, segundo sua fortuna crítica, seria inaugurada pela poética de Joaquim de Os três mal-amados (1943), supostamente minoritária em sua restante produção.
Referencias
ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa. Volume único. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973.
ANJOS, Augusto dos. Toda poesia de Augusto dos Anjos com estudo crítico de Ferreira Gullar. José Olympio: Rio de Janeiro, 2011.
ARAÚJO, Homero Vizeu. Providências cabralina. In: ARAÚJO, Homero Vizeu. Futuro pifado na literatura brasileira. Porto Alegre Editora da UFRGS, 2014. p. 167-185.
ÁVILA, Affonso; GONTIJO, João Marcos Machado; MACHADO, Reinaldo Guedes. Barroco mineiro glossário de arquitetura e ornamentação. São Paulo: Melhoramentos, 1980.
BALAKIAN, Ana. O simbolismo. Tradução de José Bonifácio. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BARBOSA, João Alexandre. A imitação da forma: uma leitura de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Duas cidades,1975.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas volume 1. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222-234.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
CAMPOS, Haroldo de. Contexto de uma vanguarda. In: CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo; PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos (1950-1960). São Paulo: Duas cidades, 2006. p. 151-155.
CAMPOS, Haroldo de. O geômetra engajado. In: CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. São Paulo: Perspectiva, 2010. p. 77-88.
COSTA, Monica Ferreira da et al. Verticalização da Praia da Boa Viagem (Recife, Pernambuco) e suas Consequências Sócio-Ambientais. Revista de Gestão Costeira Integrada – Journal of Integrated Coastal Zone Management, v. 8, n. 2, 2008, p. 233-245. Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos Lisboa, Portugal. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3883/388340124017.pdf Acesso em: 22/05/2024.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Tradução de Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
DUNKER, Christian Ingo Lenz. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo, 2015.
ESCOREL, Lauro. A pedra e o rio: uma interpretação de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2001.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Tradução de Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 1989.
LIMA, Luiz Costa. Lira e antilira: Mário, Drummond, Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
MATANGRANO, Bruno Anselmi. Águias, cisnes e vermes: o imaginário animal na literatura simbolista e decadentista. 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Letras (Língua Portuguesa), do DLCV da FFLCH – Universidade São Paulo. Orientadora: Profa. Dra. Annie Gisele Fernandes. São Paulo: 2019.
MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.
NETO, João Cabral de Melo. Poesia e prosa completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. A origem da tragédia. Tradução de Joaquim José de Faria. 13 Ed. São Paulo: Centauro, 2004.
NUNES, Benedito. João Cabral de Melo Neto. Petrópolis: Editora Vozes, 1971.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista. O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2013.
OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte de. “Memórias Póstumas entre o ver e o verme: uma poética da leitura”. In: Recortes machadianos, São Paulo, p. 18-49, 2019.
PEIXOTO, Marta. Poesia com coisas. Uma leitura de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Editora Perspectiva, 1983.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos. Corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
SECCHIN, Antônio Carlos. João Cabral: a poesia do menos e outros ensaios cabralinos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.
SENNA, Marta de. João Cabral: tempo e memória. Rio de Janeiro: Antares, 1980.
WOFFLIN, Heinrich. Renascença e Barroco. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros e Antonio Steffen. São Paulo: Perspectiva, 2010.