A potência dos subalternos em Solitária, de Eliana Alves Cruz
A diluição do secundarismo no relato de Mabel
Palabras clave:
Estudos Culturais, subalternidades, alteridade, secundarismo, coprotagonismoResumen
Este estudo investiga uma obra específica onde a ideia tradicional de personagens secundários é desafiada, resultando em uma parceria entre os protagonistas e seu entorno. Mabel e Eunice, as protagonistas e narradoras, têm papéis essenciais na resistência e na conexão com personagens menos representados. Esse padrão reflete uma tendência na literatura atual. No presente artigo, examinaremos Solitária (2022), focando no primeiro capítulo, que destaca o relato de Mabel. No entanto, nossa análise se concentra nos movimentos de resistência provocados pelas personagens ao redor de Mabel. Propomos questionar a noção de personagens secundários e discutir como na literatura contemporânea eles têm voz ativa, desafiando a ideia de serem apenas coadjuvantes. Isso ressalta a importância de considerar a diversidade de vozes e a complexidade de suas ações. Para tanto, nos apoiaremos nas discussões de Justino (2015), Hardt e Negri (2005), para discutir os conceitos de multidão e literatura de multidão; a partir de Candido (2014) e Rosenfeld (2014) discutiremos a personagem e seus processos de autonomização na narrativa contemporânea, ao passo que nos apoiamos em Cortázar (1998) para ampliar as reflexões acerca do personagem como estrutura semiótica do romance e como Eliana Alvez Cruz dilui suas categorias em sua prosa.
Referencias
CANDIDO, Antonio. A Personagem do Romance. In: CANDIDO, Antonio… [et. al.]. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2014.
CORTÁZAR, Júlio. Obra Crítica, volume 1; edição de Saúl Yurkievich; tradução Paulina Wacht e Ari Roitman. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
CRUZ, Eliana Alves. Solitária. – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
HARDT, Michael; NEGRI, Antônio. Multidão: guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2005.
JUSTINO, Luciano Barbosa. Literatura de multidão e intermidialidade: ensaios sobre ler e escrever o presente [Livro Eletrônico]. – Campina Grande: EDUEPB, 2015.
ROSENFELD, Antol. Literatura e Personagem. In: CANDIDO, Antonio… [et. al.]. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2014.