Imagens da mulher na narrativa brasileira

Autores/as

  • Regina Dalcastagnè

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.15..127-135

Palabras clave:

Gênero, Representação, Romance contemporâneo.

Resumen

A partir de uma extensa pesquisa que mapeou todos os romances brasileiros publicados pelas três editoras mais importantes do país entre os anos 1990 e 2004, discute-se como se dá a representação das personagens femininas, tanto em obras de escritoras mulheres quanto de escritores homens. Um estudo inicial mostrou que estas personagens – quase todas brancas e declasse média – tendem a exercer papéis sociais tradicionais (mãe, esposa, donade-casa) e a permanecer encerradas na esfera doméstica. Isto é, a condição da mulher avançou mais na sociedade do que na literatura. Agora, a partir de uma amostra de cerca de 150 personagens femininas, analisa-se em profundidade como a mulher é representada no romance brasileiro contemporâneo, abordando questões como corpo, sexualidade e maternidade, observando-se as diferenças nos enfoques de escritoras mulheres e de escritores homens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo (1990-2004). Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26, p. 13-71, 2005.

GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia representação pictórica. Trad. Raul de Sá Barbosa. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. Trad. Suzana Funck. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

MARINI, Marcelle. O lugar das mulheres na produção cultural: o exemplo da França. In: DUBY, Georges; Michelle PERROT (Org.). História das mulheres: o século XX. Trad. Maria Helena da Cruz Coelho et al. Porto/São Paulo: Afrontamento/Ebradil, [s.d]. V. 5.

SARRAUTE, Nathalie. L’ère du soupçon. Paris: Gallimard, 1956. p. 71-2.

YOUNG, Iris Marion. Gender as seriality: thinking about women as a social collective. In: Intersecting voices: dilemmas of gender, political philosophy and policy. Princeton: Princeton University Press, 1997.

YOUNG, Iris Marion. Inclusion and democracy. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Publicado

2007-12-31