A dramaturgia de Lourdes Ramalho como expressão da modernidade teatral brasileira

Autores/as

  • Diógenes Andre Vieira Maciel Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.26.1.23-42

Palabras clave:

dramaturgia paraibana, teatro moderno, mercado teatral.

Resumen

O artigo trata de uma questão pertinente à reavaliação crítica da dramaturga paraibana Maria de Lourdes Nunes Ramalho, notadamente no que se refere às vinculações, pretendidas, de sua obra às tradições populares, quase sempre partindo de pressupostos equivocados e que desconsideram suas relações de empreendedorismo cultural em vista do mercado teatral campinense, especialmente nos idos da década de 1970.
A discussão sobre esse aspecto da modernidade teatral e dramatúrgica, focalizada sobre uma autora, considera as relações entre sistemas teatrais locais-regionais em suas dinâmicas com a cena, assim chamada, nacional.

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Biografía del autor/a

Diógenes Andre Vieira Maciel, Universidade Estadual da Paraíba

Professor da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

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Publicado

2017-08-17

Número

Sección

Dossiê: Teatro Brasileiro – Do Moderno ao Contemporâneo