“Em mangas de camisa”

lugares-comuns do gênero epistolar a partir de cartas de escritores brasileiros do século XX

Autores/as

  • Emerson Tin Faculdades de Campinas (FACAMP), Campinas, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.27.1.181-204

Palabras clave:

cartas brasileiras, século XX, correspondência, escrita de cartas, epistolografia.

Resumen

Resumo: O objetivo deste artigo é, a partir de exemplos extraídos da correspondência de quatro escritores brasileiros do século XX (Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Graciliano Ramos e Fernando Sabino), proceder ao levantamento de algumas considerações esparsas sobre o ato de escrever cartas, que compreendem não só comentários sobre a materialidade do ato em si (por exemplo, o papel ou a tinta empregados, o uso da máquina de escrever), mas também sobre as possibilidades e impossibilidades proporcionadas pelo próprio gênero epistolar (a ideia da carta como uma “conversa por escrito”, os lugares-comuns e as limitações do gênero). Pretende-se, assim, entender como a escrita de cartas se construiu ao longo do século passado, a despeito da praticamente inexistente produção de obras teóricas para a orientação da escrita de cartas, ao contrário do que se viu nos séculos anteriores.

Palavras-chave: cartas brasileiras; século XX; correspondência; escrita de cartas; epistolografia.

Abstract:The aim of this article is, by drawing on the correspondence exchanged among four Brazilian writers of the twentieth century (Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Graciliano Ramos and Fernando Sabino), to survey some scant considerations about the act of writing letters, which include not only comments on the materiality of the act itself (e.g. the paper or ink employed and the use of the typewriter), but also on the possibilities and impossibilities provided by the epistolary genre (the idea of the letter as a “written conversation”, the commonplaces and limitations of the genre). It is intended, therefore, to understand how the writing of letters was built during the last century, in spite of the nearly nonexistent production of theoretical works for the analysis of letter writing, in contrast to what was seen in the previous centuries.

Keywords: Brazilian letters of the twentieth century; correspondence; letter writing; epistolography.

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Biografía del autor/a

Emerson Tin, Faculdades de Campinas (FACAMP), Campinas, São Paulo

Emerson Tin tem graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1996), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (1997), mestrado em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2003) e doutorado em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2007). Professor do curso de Pós-Graduação em Literatura do Centro Universitário Padre Anchieta (2008-2011). Professor convidado para o módulo "TEORIA E ANÁLISE DA CARTA, do DIÁLOGO, da (AUTO) BIOGRAFIA e do TEXTO HISTÓRICO" na Pós-graduação em Estudos Literários (2014). Atualmente, é Professor Doutor I das Faculdades de Campinas (FACAMP). Professor Conselheiro do time Enactus FACAMP desde 2013. Integra o Núcleo de Estudos de Epistolografia Brasileira (USP), o Centro de Estudos sobre Utopia - U-TOPOS (IEL/UNICAMP) e o Conselho Editorial externo da Revista Argumento (publicação periódica do Centro Universitário Padre Anchieta, de Jundiaí-SP). Elabora suplementos e projetos de leitura para a Editora FTD desde 2005. Livros publicados: A arte de escrever cartas (Editora da UNICAMP, 2005); Quando o carteiro chegou ... - Cartões-postais a Purezinha (Editora Moderna, 2006; organização com Marisa Lajolo); Antologia de poesia barroca brasileira (Companhia Editora Nacional, Lazúli, 2007); Para sempre: cinquenta cartas de amor de todos os tempos (Globo, 2009; prefácio de Renato Janine Ribeiro); 318 citações do padre Antônio Vieira escolhidas e anotadas por Emerson Tin (Tordesilhas, 2011). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: correspondência, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Francesa dos séculos XVII e XVIII, ópera.

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Publicado

2018-07-20

Número

Sección

Dossiê: Diálogo epistolar na Literatura Brasileira