CHAMADA O Eixo e a Roda - v. 34, n. 2 (abr. - jun. 2025) Dossiê: O lugar do sujeito na poesia brasileira contemporânea
Chamada O Eixo e a Roda – v. 34, n.2 (abril - junho de 2025)
Dossiê: O lugar do sujeito na poesia brasileira contemporânea
Organizadores:
Paulo Benites (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Cristiano de Sales (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Prisca Agustoni (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Lucía Teninna (Universidad de Buenos Aires)
Prazo para submissão: 1 de fevereiro de 2025
O problema colocado em questão nesta chamada para a Revista O eixo e a Roda dialoga abertamente com uma preocupação teórica que vem ganhando cada vez mais atenção da crítica de poesia nessas primeiras duas décadas do Século XXI, qual seja, o lugar (a reproposição, em muitos sentidos) do sujeito lírico na produção poética. Esse é um tema caro à crítica de poesia que pode ser encontrado no bojo das reflexões em torno da necessidade de revisão da produção poética brasileira mais recentes, em especial aquela que vem sendo produzida no presente século. Com a expansão dos limites entre os tempos da lírica moderna e contemporânea é possível notar uma constante reconfiguração do sujeito lírico, marca instigante de uma das linhas de força mais significativas da poesia brasileira contemporânea.
Desde a provocação de Jacques Rancière, em Políticas da escrita, que se pergunta se “não será necessária uma nova forma da experiência política para emancipar o sujeito lírico do velho quadro poético-político”, até discussões teóricas que vêm apontando para situações de configuração do lirismo como uma passagem para o outro, como uma forma de “alheamento”, como um “devir-paisagem” ou mesmo uma abertura para configurações de “saída de si”, o que se observa é um retorno significativo para o problema do lugar que o “eu” ocupa na produção poética do agora.
Tomando esse campo aberto de debate, nosso objetivo é reunir trabalhos que explorem os mais diferentes modos de (re)configuração do sujeito na poesia brasileira produzida no Século XXI. Serão acolhidos trabalhos que explorem o estudo das formas e procedimentos poéticos ligados ao fragmento, tais como a presença de colagens, montagens e recursos de citacionalidade; pesquisas que reflitam sobre as formas de impertinência da lírica e os processos de desconexão entre sujeito lírico e sujeito empírico, as crises do sujeito lírico, formas e expressão da linguagem poética; processos de constituição das outras subjetividades na poesia brasileira contemporânea, tais como as relações com as poéticas ameríndias, poesia e animalidade e as formas de etnopoesia.