Outros concretismos

desdobramentos entre Amílcar de Castro, Lygia Clark, Wlademir Dias-Pino, conceitualistas e minimais

Auteurs

  • Letícia Féres UFMG
  • Michel Mingote UFMG
  • Vera Casa Nova UFMG

DOI :

https://doi.org/10.17851/2358-9787.13..139-147

Mots-clés :

Concretismo, Artes neo-concretas, Poema concreto.

Résumé

Este artigo analisa as relações entre o Poema Processo (Solida) e as experiências neoconcretas de Lygia Clark e Amilcar de Castro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CASTRO, Amílcar de. In: AMARAL, Aracy Abreu (Org.). Projeto Construtivo na Arte: 1950- 1962. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.

CLARK, Lygia. Bichos. In: AMARAL, Aracy Abreu (Org.). Projeto Construtivo na Arte: 1950- 1962. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977. p. 248.

CLARK, Lygia; OITICICA, Hélio. Cartas, 1964-74. Luciano Figueiredo (Org.). Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.

DELEUZE, Gilles. A Dobra: Leibniz e o Barroco. São Paulo: Papirus, 2000.

DEMPSEY, Amy. Arte Conceitual. In: Estilos, Escolas & Movimentos: Guia Enciclopédico da Arte Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p. 240-243.

DIAS-PINO, Wlademir. Solida. [s.l.]: Edição do Autor, 1955.

DIAS-PINO, Wlademir. Processo: Linguagem e Comunicação. Petrópolis: Vozes, 1971.

DIDI-HUBERMAN, George. O que Vemos, O que Nos Olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

GULLAR, Ferreira. Teoria do Não-Objeto. In: Etapas da Arte Contemporânea: do Cubismo à Arte Neoconcreta. Rio de Janeiro: Revan, 1999. 289-301.

SMITH, Roberta. Arte Conceitual. In: STANGOS, Nikos (Org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p.182-191.

Téléchargements

Publiée

2006-12-31