Pesquisa, ensino e relações interculturais

os professores franceses no Brasil

Auteurs

  • Rachel Esteves Lima

DOI :

https://doi.org/10.17851/2358-9787.18.1.175-189

Mots-clés :

Missões francesas no Brasil, Interculturalidade, Roger Bastide.

Résumé

O ensaio tem como objetivo analisar a participação das missões francesas no processo de fundação da universidade brasileira, nos anos 1930, destacando, dentre os professores que delas fizeram parte, a figura de Roger Bastide, considerada no texto como exemplar, no que se refere à forma como foram vivenciados por esses mestres os contatos interculturais, durante o período
em que eles aqui trabalharam.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARANTES, Paulo Eduardo. Um departamento francês de ultramar; estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana (uma experiência nos anos 60). São Paulo: Paz e Terra, 1994. 316 p.

BASTIDE, Roger. Estudos afro-brasileiros. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1983. 408 p.

BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia. Trad. Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 379 p.

BURKE, Peter. Gilberto Freyre e a Nova História. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 1-12, out. 1997. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/mostraArtigo.php?id=142>. Acesso em: 10maio 2009.

CAMPOS, Haroldo. Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira. Boletim Bibliográfico da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, v. 44, n. 1-4, p. 107-127, jan.-dez. 1983.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1980. 193 p.

CARDOSO, Fernando Henrique. A revanche do professor [Entrevista a Marcos Augusto Gonçalves e Fernando de Barros e Silva]. Folha de S. Paulo, 17 maio 1992. Caderno Mais! p. 6-7.

CARELLI, Mario. Culturas cruzadas: intercâmbios culturais entre França e Brasil. Trad. Nícia Adan Bonatti. Campinas: Papirus, 1994.

p.

DUVIGNAUD, Jean. Introdução à edição francesa de 2000. In: BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia. Trad. Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 341-348.

FÁVERO, Maria de Lourdes. Universidade & poder; análise crítica/fundamentos históricos (1930-1945). Rio de Janeiro: Achiamé, 1980. 203 p.

FERNANDES, Florestan. A contestação necessária. São Paulo: Ática, 1995. (Temas, 48). 200 p.

FERNANDES, Florestan. Depoimento. Língua e Literatura, São Paulo, v. 10-13, p.75- 114, 1981-1984.

FERNANDES, Florestan. Entrevista a José Luís Silva. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 ago. 1995. Caderno Mais! p. 4-5.

FREITAS, Sônia Maria de. Reminiscências. São Paulo: Maltese, 1993. 330 p.

GAMA, Ruy. Cooperação pós-colonial. In: HAMBURGER, Amélia Império et al. (Org.). A Ciência nas relações Brasil-França (1850-1950). São Paulo: EDUSP, FAPESP, 1996. p. 41-47.

GAUDEMAR, Antoine de. Ele colocou a questão da identidade brasileira. Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 fev. 1997.

GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a Antropologia. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 248 p.

HAMBURGER, Amélia Império et al. (Org.). A Ciência nas relações Brasil-França (1850-1950). São Paulo: EDUSP, FAPESP, 1996. 363 p.

LIMA, Rachel Esteves. A crítica literária na universidade brasileira. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1997. Tese (Doutorado em Estudos Literários-Literatura Comparada). 323 p.

NEEDEL, Jeffrey D. Belle Époque tropical. Trad. Celso Nogueira. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 383 p.

NOVAIS, Fernando. Braudel e a “missão francesa”. Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 22, p. 161-166, set.-dez. 1994.

PEIXOTO, Fernanda Arêas. Diálogos brasileiros: uma análise da obra de Roger Bastide. São Paulo: EDUSP, 2000. 224 p.

PERRONE-MOISÉS, Leyla (Org.). Do positivismo à desconstrução: idéias francesas na América. São Paulo: EDUSP, 2004. 304 p.

PETITJEAN, Patrick. Ciências, impérios, relações científicas franco-brasileiras. In: HAMBURGER, Amélia Império et al. (Org.). A Ciência nas relações Brasil-França (1850-1950). São Paulo: EDUSP, FAPESP, 1996. p.25-39.

PETITJEAN, Patrick. As missões universitárias francesas na criação da Universidade de São Paulo. In: HAMBURGER, Amélia Império et al. (Org.). A Ciência nas relações Brasil-França (1850-1950). São Paulo: EDUSP, FAPESP, 1996. p.259-330.

POLLAR, Antonio Cornejo. O condor voa: literatura e cultura latino-americana. Trad. Ilka Valle de Carvalho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. 325 p.

PONTES, Heloísa. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940-1968). São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 297 p.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Roger Bastide. São Paulo: Ática, 1983. 208 p.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Roger Bastide, professor da Universidade de São Paulo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 22, p. 215-220, set.-dez. 1994.

ROLAND, Ana Maria. Fronteiras da palavra, fronteiras da história. Brasília: Editora UnB, 1997. 267 p.

ROLLAND, Denis. A crise de um certo universalismo: o modelo cultural e político francês no século XX. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla (Org.). Do positivismo à desconstrução: idéias francesas na América. São Paulo: EDUSP, 2004. p. 237-297.

SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 233 p.

SCHWARTZMAN, Simon. Formação da comunidade científica no Brasil. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, Rio de Janeiro: FINEP, 1979. 481p.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão; tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1985. 268 p.

SOARES, Eliane Veras. Florestan Fernandes: o militante solitário. São Paulo: Cortez, 1997. 144 p.

SOUZA, Gilda de Melo e. Exercícios de leitura. São Paulo: Duas Cidades, 1980. 288 p.

VASCONCELOS, Gilberto. O príncipe da moeda. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1997. 264 p.

Téléchargements

Publiée

2009-06-30

Numéro

Rubrique

Dossiê