Januário

Jano ou homo sacer

Auteurs

  • Josalba Fabiana dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI :

https://doi.org/10.17851/2358-9787.23.2.101-118

Mots-clés :

Os sinos da agonia, Duplo, Homo sacer

Résumé

A partir do episódio da morte em efígie da personagem Januário, de Os sinos da agonia (1974), romance de Autran Dourado ambientado nas Minas Gerais do século XVIII, o presente trabalho discute aspectos relacionados ao duplo, adotando principalmente as perspectivas de Clément Rosset e de Gilles Deleuze. Problematizando a aproximação mais ou menos evidente entre o rapaz e o deus Jano da mitologia romana, este texto apresenta Januário como um homo sacer, no sentido que Giorgio Agamben dá a essa expressão em livro homônimo. O homo sacer é uma pessoa insacrificável e matável. Sendo assim, torna-se possível afirmar que Januário morre em efígie porque ele é abandonado pela sociedade e a sociedade o abandona para poder matá-lo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABREU, Capistrano de. Capítulos de história colonial apud DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. 4. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. Tradução de Henrique Burigo. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. v. 1.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. 4. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

FAUSTINO, Raquel. A origem do universo em Ovídio. Língua, Literatura e Ensino, Campinas, v. 4, p. 259-269, maio 2009. Disponível em: <http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/lle/article/view/756>. Acesso em: 21 mar. 2013.

GRIMAL, Pierre. Dicionário da mitologia grega e romana. Tradução de Victor Jabouille. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

MACHADO, Alcântara. Vida e morte do bandeirante apud DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. 4. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

RELAXADO. In: SILVA, António de Morais. Diccionario da lingua portugueza apud DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. 4. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

ROSSET, Clément. O real e seu duplo: ensaio sobre a ilusão. Tradução de José Thomaz Brum. Porto Alegre: L&PM, 1988.

VASCONCELOS, Diogo de. História antiga das Minas Gerais apud DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. 4. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Téléchargements

Publiée

2014-12-31

Numéro

Rubrique

Dossiê: Minas Gerais em Literatura