A descrição do mundo de Verônica Stigger ou uma antropofagia desidratada
DOI :
https://doi.org/10.17851/2358-9787.24.1.61-76Mots-clés :
pastiche, bricolagem, antropofagia, humor.Résumé
O ensaio se propõe a interpretar o último relato de Verônica Stigger, Opisanie Swiata, a partir da sua abordagem de Raul Bopp e da antropofagia modernista. Partindo de tal objetivo, o texto procura levantar os recursos utilizados pela autora, a fim de valer-se, na composição da narrativa, do legado de diversos intelectuais e escritores do período em pauta. Nesse sentido, aponta-se, na construção da novela, além da bricolagem de pequenos textos e de ilustrações na estruturação do volume, a importância central do pastiche, segundo é apresentado por Antoine Compagnon, no livro O trabalho da citação. Entretanto, a avaliação do rendimento deste sofisticado trabalho de elaboração textual surpreende uma certa fragilidade crítica pela ornamentalidade das apropriações concatenadas sob o enfoque humorístico, com um tipo de jocosidade leve, de feitio francamente gratuito.
Références
ANDRADE, Oswald. Obras completas II: Memórias sentimentais de João Miramar Serafim Ponte Grande. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1978.
BOPP, Raul. Putirum poesias e coisas do folclore. Rio de Janeiro: Editora Leitura S.A, 1968.
BOPP, Raul. Vida e morte da antropofagia (recurso eletrônico). Rio de Janeiro: José Olympio, 2012. (Sabor Literário recurso digital)
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DRUMMOND, Carlos de Andrade. Obra completa em um volume. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar Ed., 1967.
EAGLETON, Terry. “Capitalismo, modernismo e pós-modernismo”. Trad. João Roberto Martins Filho. Rev.téc. Tania Pellegrini. Crítica marxista. São Paulo, Brasiliense, v. 1, n. 2, p. 53-68, 1995.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O espírito e a letra Estudos de crítica literária II 1948-1959. Org., introdução e notas Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo A lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. Rev. da Tradução. Iná Camargo Costa. São Paulo: Ática, 1996.
SAFATLE, Vladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.
SANTIAGO, SILVIANO. “O começo do fim”. Gragoatá, Niterói, n. 24, p. 13-30, 1º sem., 2008.
STIGGER, Veronica. Opisanie Swiata. São Paulo: Cosac Naify, 2013.