O romance metaficcional de Erico Verissimo
DOI :
https://doi.org/10.17851/2358-9787.27.2.225-246Mots-clés :
Erico Verissimo, romance, metaficção, intertextualidade.Résumé
Resumo: O artigo apresenta uma abordagem da metaficção presente em alguns livros de Erico Verissimo, concentrando a análise, principalmente, no modo como o escritor desenvolveu a utilização do recurso metaficcional, iniciada em dois contos de Fantoches, passando por Caminhos cruzados até chegar à perfeição alcançada na trilogia O tempo e o vento, cujo final é uma bela metaficção em mise en abyme, duplicação repetida ad infinitum, pois as palavras que iniciam a trilogia são as mesmas que a concluem, de modo que o seu final remete imediatamente ao seu início. O artigo também apresenta uma reflexão sobre as possíveis influências recebidas por Erico Verissimo dos escritores Aldous Huxley e Marcel Proust, para a utilização e desenvolvimento do recurso metaficcional em seus romances.
Palavras-chave: Erico Verissimo; romance; metaficção; intertextualidade.
Abstract: This article discusses the metafictional aspects in some of Erico Verissimo’s books. Particular emphasis was given to the analysis of the metafiction usage within two short stories in Fantoches, at first, and then in Caminhos cruzados. Finally, and to the fullest effect, within the O tempo e o vento trilogy, whose ending is a perfect example of mise en abyme metafiction; that is, duplication repeated ad infinitum, since the trilogy’s first words are also the last. Thus, the end invokes the beginning. The article also presents a reflection on the possible influence writers such as Aldous Huxley and Marcel Proust could have exerted on Erico Verissimo with regard to the utilization and development of metafiction within his novels.
Keywords: Erico Verissimo; novel; metafiction; intertextuality.
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