A carnavalização de Bakhtin em Manual de tapeçaria de Nilma Gonçalves Lacerda

Auteurs

  • Ana Cristina Steffen Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.17851/2358-9787.30.3.210-228

Mots-clés :

Manual de tapeçaria, Nilma Gonçalves Lacerda, Problemas da poética de Dostoiévski, Mikhail Bakhtin, literatura brasileira

Résumé

A escritora Nilma Gonçalves Lacerda (Rio de Janeiro, 1948) tem sua estreia na literatura em 1986, com o romance Manual de tapeçaria. A despeito dos mais de 30 anos de sua publicação, essa obra tem poucos estudos a ela dedicados. É considerado, no entanto, que Manual mereça novas e atuais leituras, tendo em vista, em primeiro lugar, o seu formato pouco tradicional, ocasionado em grande parte pelo emprego de variados gêneros textuais. A utilização de diferentes gêneros é um dos pontos destacados pelos postulados do teórico Mikhail Bakhtin; exemplo disso são os seus apontamentos na obra Problemas da poética de Dostoiévski (1963). Ao estudar a obra do escritor russo, Bakhtin apresenta os conceitos de literatura carnavalizada e carnavalização da literatura, que acabam por remeter ao surgimento do gênero romanesco. Logo, este trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de leitura do livro de Lacerda, visando identificar os aspectos que, segundo Bakhtin, pertencem ao gênero romanesco desde a sua origem. O diálogo entre a obra da romancista e do teórico, ademais, se mostra profícuo em demonstrar a atualidade de ambos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução: Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1987.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução: Aurora Fornoni Bernadini et al. 4. ed. São Paulo: Hucitec; UNESP, 1998.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução: Vera da Costa Silva et al. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.

GRIMAL, Pierre. Dicionário da mitologia grega e romana. Tradução: Victor Jabouille. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, [1992?].

MANUAL. In: PEQUENO dicionário Houaiss de lexicografia. São Paulo: Moderna, 2015.

LACERDA, Nilma Gonçalves. Manual de tapeçaria. Rio de Janeiro: Philobiblion: Fundação Rio, 1986.

TOMACHEVSKI, Boris. Temática. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Tradução: Ana Mariza Ribeiro Filipouski et al. Porto Alegre: Globo, 1973.

Téléchargements

Publiée

2024-04-23