Proposta para aproximações de uma história comparada das literaturas argentina e brasileira

Autori

  • Marcela Croce UBA-Argentina

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.18.2.105-121

Parole chiave:

Literaturas comparadas, História cultural, Crítica literária.

Abstract

A proposta de uma história comparada das literaturas argentina e brasileira como uma prática efetiva de integração regional, no marco de um Mercosul cujos aspetos culturais são relegados frente aos econômico-comerciais e às estratégias políticas para enfrentar como bloco às potencias mundiais, apresenta uma série de aspetos positivos que operam como incentivo para que
seja posta em prática. Por um lado, promove o desenvolvimento de um comparatismo local, livre das limitações que fomentam as literaturas comparadas como disciplina de origem metropolitana. Por outra parte, favorecem a elaboração de uma teoria e uma crítica literárias originais, retiradas “das ideias fora de lugar” que habitualmente se aplicam a tais propostas. Finalmente, ambicionam uma circulação cultural entre Argentina e Brasil que até agora permanece inédita e que se constitui mais em uma obrigação intelectual que em uma possibilidade desejável.

Riferimenti bibliografici

BOSI, Alfredo. Historia concisa de la literatura brasileña. México: Fondo de Cultura Económica, 1982.

CANDIDO, Antonio (1969 [1957]). Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. São Paulo: Martins, 1969.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2000.

FERNÁNDEZ BARAIBAR, Julio. Un solo impulso americano. El MERCOSUL de Perón. Prólogo de Hélio Jaguaribe. Buenos Aires: Fondo Editorial Simón Rodríguez, 2005.

GUTIÉRREZ GIRARDOT, Rafael (1987). Modernismo. Supuestos históricos y culturales. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.

RAMA, Ángel. Literatura, cultura y sociedad en América Latina. Antología, prólogo y notas de Pablo Rocca con la colaboración de Verónica Pérez. Montevideo: Ediciones Trilce, 2006.

RAMA, Ángel. La ciudad letrada. Buenos Aires: Ediciones El Andariego, 2007.

SAID, Edward. Cultura e imperialismo. Barcelona: Anagrama, 1994.

SAID, Edward. Orientalismo. Barcelona: De Bolsillo, 2003.

SCHWARZ, Roberto. As idéias fora do lugar. In: ______. Ao vencedor as batatas. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1977. p. 13-28.

Pubblicato

2009-12-31