As duas faces das medalhas
dialética aparência e essência em “Teoria do medalhão” e “O emplasto”
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.24.2.31-47Parole chiave:
Machado de Assis, realismo, essência e aparência, decadência ideológica, realidade nacional.Abstract
Tendo como ponto de partida o desejo de notoriedade compartilhado pelos protagonistas de “Teoria do medalhão” e Memórias póstumas de Brás Cubas, este texto procura discutir o caráter realista da obra de Machado de Assis, considerando as dualidades de sua narrativa como uma unidade contraditória de essência e aparência. Buscando pôr em diálogo duas concepções diferentes a respeito do realismo, a de Roberto Schwarz acerca do realismo desolador de Machado e a de György Lukács quanto as possibilidades do realismo no período da decadência ideológica burguesa, este trabalho persegue e apresenta, de forma inicial, as possíveis relações de aproximação entre a tipicidade realista após 1848 e a especificidade nacional.
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