“A Rosa da palavra”

meditação nas Primeiras estórias

Autori

  • Camila Marchioro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.28.1.91-120

Parole chiave:

meditação, estranhamento, Primeiras estórias, mediation, estrangement.

Abstract

Resumo: O estudo que se segue é uma tentativa de analisar Primeiras estórias (1962) a partir da hipótese de que existe, na escrita de Guimarães Rosa, uma provocação meditativa que se dá por meio da presença de um elemento causador de estranhamento, ostraniênie. Para auxiliar a investigação, foram usados como base os estudos de Viktor Shklovsky (1976) e Carlo Guinzburg (2001) sobre o estranhamento em cotejo com algumas noções manifestas em cartas e entrevistas de Guimarães Rosa em que o escritor fala sobre seu processo de criação. Utilizam-se ainda, a fim de aprofundar a questão da meditação e do autoconhecimento nas Primeiras estórias, algumas referências vindas do cânone budista, uma vez que os sutras e koans são exemplos antigos do uso de estranhamento com o objetivo de prender a atenção do ouvinte ou leitor e de fazê-lo meditar sobre um tema. Os resultados mostram que uso do estranhamento é eficaz como modo de provocação meditativa e que a meditação é de fato algo relevante para o processo de composição e recepção da obra de Guimarães Rosa.

Palavras-chave: meditação; estranhamento; Primeiras estórias.

Abstract: The following study attempts to analyze the book Primeiras Estórias (1962) from the hypothesis that in the writing of Guimarães Rosa exists a meditative provocation which occurs through the presence of an estrangement element, ostraniênie. To help the investigation, Viktor Shklovsky’s (1976) and Carlo Guinzburg’s (2001) studies are used in comparison with some letters and interviews by Guimarães Rosa in which he talks about his creative process. In order to deepen the question of meditation and self-knowledge in Primeiras Estórias, some references from the Buddhist canon are used, since sutras and koans are ancient examples of the use of estrangement in order to hold the listener’s/reader’s attention and to make one meditates on a subject. The results show that the use of ostraniênie is a mode of meditative provocation and meditation is indeed something relevant to the process of composition and reception of the work of Guimarães Rosa.

Keywords: meditation; estrangement; Primeiras Estórias.

Biografia autore

  • Camila Marchioro, Universidade Federal do Paraná

    Doutranda em letras na Universidade Federal do Paraná (em fase de conclusão - tese a ser defendida em Junho de 2018).

    Trabalhou como professora substituta na mesma instituição.

    Foi bolsista de doutorado sanduíche pela CAPES na Universidade do Porto, Portugal.

     

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Pubblicato

2019-03-21

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Olhares Contemporâneos sobre Guimarães Rosa