Mário de Andrade com vista aos pósteros

Autori

  • Paulo Henrique Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Bambuí, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.28.4.247-274

Parole chiave:

correspondência, modernismo, público, privado

Abstract

Resumo: Busca-se com este artigo estabelecer uma relação entre a correspondência pessoal de Mário de Andrade e as linhas de força da poética andradiana, que contribuíram para o processo de consagração da estética modernista. Esboçaremos também um estudo sobre o alcance retórico do escritor e as reverberações de seu discurso junto aos jovens escritores, que procedem à sua geração. Nessa perspectiva, procura-se evidenciar a intenção de Mário em projetar um leitor futuro para suas cartas, característica que estabelece uma relativização das noções de público e privado de um gênero textual que, a princípio, pertenceria a apenas uma dessas esferas de circulação.

Palavras-chave: correspondência; modernismo; público; privado.

Biografia autore

  • Paulo Henrique Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Bambuí, Minas Gerais
    Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018); Mestre em Estudos da Linguagem (2013), Licenciado em Língua Portuguesa (2010) e Bacharel em Estudos Literários (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFMG - Campus Bambuí. Pesquisador das áreas de Letras e de Literatura.Tem interesse pelas pesquisas relacionadas ao Modernismo Brasileiro, aos acervos literários, à memória cultural, às poéticas da modernidade e aos gêneros textuais autobiográficos, enfatizando o trabalho com a correspondência de Mário de Andrade.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, Carlos Drummond de; ANDRADE, Mário de. Carlos & Mário. Organização de Lélia Coelho Frota; prefácio e notas de Carlos Drummond de Andrade e Silviano Santiago. Rio de Janeiro: Bem-te-vi, 2002.

ANDRADE, Mário de. A lição do guru: cartas a Guilherme de Figueiredo. Edição preparada pelo destinatário. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

ANDRADE, Mário de. Cartas a Murilo Miranda. Edição preparada por Raúl Antelo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

ANDRADE, Mário de. Cartas a um jovem escritor: de Mário de Andrade a Fernando Sabino. Rio de Janeiro: Record, 1982.

ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade em Campos de Goitacazes: cartas de Mário de Andrade a Alberto Lamego 1935-1938. Organização de Arthur Soffiati. Niterói: EDUFF, 1992.

ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz. Brasília: IPHAN, 2015.

ANDRADE, Mário de; ALVARENGA, Oneyda. Cartas. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

ANDRADE, Mário de; BANDEIRA, Manuel. Itinerários: cartas a Alphonsus de Guimaraens Filho. São Paulo: Duas Cidades, 1974.

ANDRADE, Mário de; LISBOA, Henriqueta. Correspondência: Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa. Organização, introdução e notas de Eneida Maria de Souza. Transcrição dos manuscritos de Maria Sílvia Ianni Bursalini. São Paulo: Editora Peirópolis: Edusp, 2010.

ANJOS, Cyro dos; ANDRADE, Carlos Drummond de. Cyro & Drummond: correspondência de Cyro dos Anjos e Carlos Drummond

de Andrade. Organização, prefácio e notas de Wander Melo Miranda e Roberto Said. São Paulo: Biblioteca Azul, 2012.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 13. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2012.

COSTA LIMA, Luiz. Mimesis: desafio ao pensamento. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

DERRIDA, Jacques. O cartão-postal: de Sócrates e Freud e além. Tradução de Simone Perelson e Ana Valéria Lessa. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 2007.

DERRIDA, Jacques. Políticas de la amistad seguido de El oído de Heidegger. Tradução de Patricio Peñalver e Francisco Vidarte. Madrid: Editorial Trotta, 1998.

DERRIDA, Jacques; DUFOURMANTELLE, Anne. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da Hospitalidade. Tradução de Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.

DIDEROT, Denis. Salons. Oxford: Claredon Press, 1967. v. 4.

GOFFMAN, Erving. Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis: Vozes, 2012.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

HAROCHE-BOUZINAC, Geneviève. Escritas epistolares. São Paulo: Edusp, 2016.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 27. ed. São Paulo. Companhia das Letras, 2014.

MORAES, Rubens Borba de. Lembrança de Mário de Andrade: 7 cartas. São Paulo: Digital Gráfica, 1979.

SAFATLE, Vladimir. Aquele que diz “não”: sobre um modo peculiar de falar de si. In: FREUD, Sigmund. A negação. São Paulo: Cosac Naify, 2014. p. 34-53.

Pubblicato

2019-12-05

Fascicolo

Sezione

Dossiê: As vozes do arquivo literário: problemas, linguagens, aproximações