A poesia escrita/cantada

um diálogo entre Augusto de Campos, Caetano Veloso e música de vanguarda

Autori

  • André Dick Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.31.4.38-65

Parole chiave:

Augusto de Campos, Caetano Veloso, poesia concreta, música popular brasileira, acaso de John Cage, Stéphane Mallarmé e Pierre Boulez

Abstract

Este artigo pretende abordar o diálogo entre Augusto de Campos e Caetano Veloso, por meio de alguns poemas e determinadas canções, estendendo laços entre os campos da música e da literatura, também sob a influência do acaso de Stéphane Mallarmé, John Cage e Pierre Boulez. Com isso, é possível perceber a importância de estabelecer um elo entre poema e canção para a discussão de como diferentes meios podem se completar, atingindo os objetivos propostos não apenas pela poesia concreta, como também pela poesia contemporânea.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BOULEZ, Pierre. Apontamentos de aprendiz. Tradução de Stella Moutinho, Caio Pagano e Lídia Bazarian. São Paulo: Perspectiva, 1995.

CAGE, John. Entrevista. In: LOPES, Rodrigo Garcia. Vozes & visões: panorama da arte e da cultura norte-americanas hoje. São Paulo: Iluminuras, 1996. p. 93-108.

CALADO, Carlos. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Ed. 34, 2007.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CAMPOS, Augusto de. O anticrítico. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

CAMPOS, Augusto de. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994.

CAMPOS, Augusto de. Expoesição. In: CAMPOS, Cid. Poemúsica. [S.l.]: Instituto Moreira Salles, 2005. Disponível em: https://cidcampos.com.br/poemusica/. Acesso em: 7 ago. 2022.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Cid. Poesia é risco. São Paulo: Polygram, 1997.

CAMPOS, Augusto de. Viva vaia: poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999.

MENDONÇA, Antonio Sergio Lima; SÁ, Álvaro de. Poesia de vanguarda no Brasil: de Oswald de Andrade ao poema visual. Rio de Janeiro: Antares, 1983.

PERRONE, Charles. Poesia concreta e tropicalismo. In: OLIVEIRA, Ana de. Tropicália. [S.l.]: Iyá Omin Edições, [201-]. Disponível em: http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/poesia-concreta-e-tropicalismo. Acesso em: 7 ago. 2022.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

VELOSO, Caetano. Tantas canções. Depoimento a Charles Gavin e Luís Pimentel. São Paulo: Universal, 2002.

VELOSO, Caetano. Letra só; Sobre as letras. Organização de Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma nova história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

WISNIK, Guilherme. Caetano Veloso. São Paulo: Publifolha, 2005. (Série Folha Explica).

Pubblicato

2024-04-23

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Augusto de Campos